Leia em 3 minutos os fatos importantes da semana no Brasil

Para começar a próxima semana atualizado, veja os 7 acontecimentos que marcaram os últimos dias

São Paulo – Foi revelado nesta semana que a população brasileira passou pela primeira vez de 200 milhões de habitantes e o Congresso criou a inusitada figura do deputado presidiário. Veja os destaques:

1) Brasil já tem mais de 200 mi de pessoas (e população só cresce até 2042)

O que aconteceu: A população brasileira atingiu a marca de 201 milhões de habitantes em 2013, segundo dados divulgados pelo IBGE. O órgão também lançou suas projeções para o futuro do país até 2060. E revelou que a população só crescerá até 2042, quando serão 228,3 milhões de brasileiros. Depois, o número só vai diminuir.
Leia mais: Brasil tem mais de 200 milhões de habitantes e Como será o Brasil em 2060, segundo o IBGE

2) Câmara salva de cassação deputado que está preso

O que aconteceu: A Câmara dos Deputados livrou, em votação secreta, o mandato do deputado Natan Donadon (sem partido–RO). Detalhe: ele está preso e foi condenado a mais de 13 anos de reclusão pelo STF. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), só convocou o suplente porque Donadon não tem como ir trabalhar. O PSDB recorreu ao STF.

Leia mais: Câmara não cassa Donadon e  PSDB pede ao STF anulação da sessão

3) Médicos estrangeiros são hostilizados em Fortaleza

O que aconteceu: Estrangeiros selecionados para o programa Mais Médicos foram vaiados e hostilizados por médicos cearenses, que gritaram palavras como “escravos” a profissionais cubanos. No Facebook, um comentário de que as médicas cubanas se parecem com empregadas causou espanto. 
Leia mais: Médicos hostilizam colegas estrangeiros e Jornalista diz que cubanas parecem domésticas

4) Crise diplomática derruba ministro Antonio Patriota

O que aconteceu: A fuga do senador boliviano Roger Pinto Molina para o Brasil – patrocinada por um diplomata brasileiro, mas sem autorização do governo – causou a demissão do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Ele foi substituído por Luiz Alberto Figueiredo, que coordenou a Rio+20.
Leia mais: Fuga de senador derruba chanceler e 10 frases do novo chefe do Itamaraty

5) STF mantém pena de José Dirceu no mensalão

O que aconteceu: Como vem fazendo até agora, o STF negou todos os recursos apresentados pelo ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu. O mandante do esquema do mensalão permanece tendo de cumprir 10 anos e 10 meses de prisão. Mas a Corte ainda vai ter que decidir se aceitará uma nova leva de recursos que podem beneficiar Dirceu, os chamados embargos infringentes.
Leia mais: STF nega recurso e mantém pena de José Dirceu

6) Prédio desaba e mata dez pessoas em São Paulo

O que aconteceu: Um edifício em construção na zona leste de São Paulo desabou deixando dez pessoas mortas e outras 26 feridas. De acordo com a Prefeitura, a construção no prédio que abrigaria loja do Magazine Torra Torra estava em situação irregular.
Leia mais: Bombeiros retiram 10º corpo e Dono de imóvel e rede trocam acusações

7) Brasil tem boom de empresas acusadas de pirâmide

O que aconteceu: Em menos de um mês, o número de empresas investigadas pelo Ministério Público por suspeita de praticar pirâmide financeira – tais como TelexFREE e Bbom – mais que dobrou. Eram 30 no fim de julho. Agora são 80.
Leia mais: Além de TelexFREE, 80 empresas são investigadas por pirâmide