Justiça Federal do DF suspende atividades do Instituto Lula

O juiz disse que verificou que a sede do instituto pode ter sido "instrumento ou local de encontro para a perpetração de vários ilícitos criminais"

São Paulo – A Justiça Federal do Distrito Federal determinou a suspensão das atividades do Instituto Lula em decisão tomada no âmbito da ação penal em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é acusado de tentar obstruir as investigações da operação Lava Jato, informou o tribunal nesta terça-feira.

Em sua decisão, datada da última sexta-feira, mas divulgada nesta terça, o juiz substituto da 10ª Vara Federal do Distrito Federal, Ricardo Augusto Soares Leite, disse que, pelo teor do depoimento dado por Lula à Justiça, verificou que a sede do instituto pode ter sido “instrumento ou pelo menos local de encontro para a perpretação de vários ilícitos criminais”.

“Ele próprio (Lula) mencionou que chamava pessoas para conversar no referido instituto e sobre finalidades diversas do escopo da entidade, alcunhando-o de ‘Posto Ipiranga’ diante de inúmeros assuntos ali tratados, sem qualquer agendamento de conversas ou transparência de suas atividades”, escreveu o juiz.

“Não se sabe o teor do que ali foi tratado, mas, por depoimentos testemunhais…, bem como o de várias investigações em seu desfavor, há veementes indícios de delitos criminais (incluindo o descrito nesta denúncia) que podem ter sido iniciados ou instigados naquele local”, acrescentou.

“Como o próprio acusado mencionou que no local se discutia vários assuntos e há vários depoimentos que imputam pelo menos a instigação de desvios de comportamento que violam a lei penal, a prudência e a cautela recomendam a paralisação de suas atividades”, disse o juiz, acrescentando que Lula conversou na sede do instituto com o então senador Delcídio do Amaral, também réu na mesma ação penal sob acusação de obstrução da Justiça.

A decisão de suspender as atividades do Instituto Lula acontece na véspera do depoimento do ex-presidente ao juiz federal da 13ª Vara de Curitiba, Sérgio Moro, em outra ação penal em que é réu, acusado de ter recebido um apartamento tríplex no Guarujá, litoral de São Paulo, como vantagem indevida paga pela empreiteira OAS.

Em nota, o Instituto Lula disse que ainda não foi notificado da decisão e que a entidade tem “uma história de 26 anos dedicados a apoiar a transformação da sociedade brasileira, superar a desigualdade, promover o desenvolvimento e apoiar a construção da democracia no Brasil e no mundo”.

“O Instituto não foi notificado oficialmente da decisão do juiz que teria pedido a suspensão de suas atividades. Os advogados averiguarão as medidas cabíveis assim que tiverem conhecimento do teor da decisão”, acrescentou a nota.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Francisco Mariano

    BRASIL.PERIGO A FRENTE! ISTO É DITADURA MILITAR

  2. GENIVAL NASCIMENTO

    ‘…à Justiça, verificou que a sede do instituto pode ter sido “instrumento ou pelo menos local de encontro para a perpetração de vários ilícitos criminais”. PODE TER SIDO? ISSO É UMA IMPOTESE! ISSO É UMA SUSPEITA É NÃO UMA VERDADE! NÃO É UMA CERTEZA! É UMA DUVIDA! AGORA TODO MUNDO SABE QUE O PMDB ORGANIZOU SOBRE SEU PARTIDO UMA QUADRILHA DE CRIMINOSOS E CORRUPTOS QUE LESOU E CONSPIROU CONTRA A LEGALIDADE CONSTITUCIONAL E CONTRA O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E CONTINUA INTOCÁVEL E COMETENDO CRIME CONTRA A CIDADANIA E A JUSTIÇA SE OMITINDO DE COIBIR QUE OS CRIMINOSOS CONTINUE GOVERNANDO O PAÍS! TEMER/PMDB 47 VEZES DENUNCIADO NA LAVA-JATO.

  3. GENIVAL NASCIMENTO

    A CIDADANIA DEVEM URGENTE CRIAR SUA ORGANIZAÇÃO DE LIBERTAÇÃO NACIONAL(OLN) E VAMOS ORGANIZAR NOSSA GUERRILHA CONTRA O FASCISMO E A TIRANIA DOS GOVERNOS CRIMINOSO E CORRUPTOS NO PODER!

  4. GENIVAL NASCIMENTO

    Flagrado há uma década em corrupção, magistrado do STJ …
    https://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/…/flagrado-ha-uma-decada-em-corrupcao…
    19 de fev de 2017 – Há quatro dias, seu processo desceu do STJ para a primeira instância do Judiciário, no Rio de Janeiro. Segue a trilha da prescrição.

  5. GENIVAL NASCIMENTO

    Mesmo após virarem réus por corrupção, distritais não serão …
    http://www.correiobraziliense.com.br/…/mesmo-apos-virarem-reus-por-corrupcao-distritais-...
    22 de mar de 2017 – Apesar de réus por corrupção, os representantes do DF poderão continuar …. “Analisaremos a possibilidade de recorrer ao STJ (Superior …

  6. GENIVAL NASCIMENTO

    AS INSTITUIÇÕES DE JUSTIÇAS SÃO TÃO CRIMINOSAS QUANTOS SEU PARTIDOS! LOGO A NATUREZA DO LIBERALISMO É A CORRUPÇÃO!
    Suspeita de corrupção milionária no STJ envolve até assessor de …
    http://www.revoltabrasil.com.br › Corrupção
    25 de set de 2015 – A matéria foi produzida pelo jornal SBT Brasil ainda no mês de março deste ano, e aparentemente o caso foi esquecido ou abafado, já que,

    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, mula, já tomou seu remedinho hoje????

  7. Tchau, Genival.