Jucá prevê manutenção de vetos em sessão do Congresso

O senador Romero Jucá acredita que o Congresso deverá votar e manter os vetos presidenciais em sessão marcada para a noite de hoje

Brasília – O senador Romero Jucá (PMDB-RR) acredita que o Congresso Nacional deverá votar e manter os vetos presidenciais em sessão marcada para a noite desta terça-feira.

Jucá disse, no entanto, que não é possível prever se haverá quórum para que senadores e deputados analisem outras matérias além dos vetos, como questões orçamentárias.

“Mantêm os vetos. Só não sei se votam outras matérias, vai depender do quórum”, disse o senador a jornalistas.

Segundo ele, a oposição, por exemplo, deverá votar na sessão do Congresso sem fazer obstrução. “A oposição está marcando uma posição de responsabilidade”, declarou o senador.

Na pauta do Congresso estão vetos da presidente Dilma Rousseff ao projeto que dá reajuste de até 78,6 por cento aos servidores do Judiciário e ao que vincula os critérios de reajuste do salário mínimo a todas as aposentadorias.

O governo procura manter esses vetos pois, caso sejam derrubados, haverá um grande impacto nas contas públicas num momento em que o Executivo faz um esforço pelo reequilíbrio fiscal.

Também foi colocada na pauta da sessão do Congresso nesta terça o projeto de lei que altera a meta de superávit primário do setor público consolidado –economia para pagamento de juros da dívida pública– para déficit de no mínimo 48,9 bilhões de reais e no máximo de 117 bilhões de reais no ano.

A matéria foi colocada na pauta a pedido do governo, depois de ser aprovada na Comissão Mista de Orçamento nesta terça.