Fortunati é reeleito em Porto Alegre e PT perde reduto

Prefeito, do PDT, é reeleito nas eleições com piores resultados do PT na história na cidade

Rio de Janeiro – O prefeito do Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, José Fortunati, foi reeleito nas eleições municipais deste domingo, em que o PT obteve o pior resultado em da história na cidade, um antigo reduto.

Fortunati, do PDT, obteve 65,40% dos votos, o que lhe garantiu a vitória no primeiro turno, com 70,04% dos votos apurados.

Manuela D’Ávila, do PCdoB, ficou em segundo com 17,63% dos votos, e logo reconheceu sua derrota em sua conta do Twitter, parabenizou Fortunati e se ofereceu a ajudar o prefeito a ter ‘muito sucesso’ nos próximos quatro anos.

O candidato do PT, Adão Villaverde, obteve 9,61% dos votos, o pior resultado do partido na cidade desde sua fundação, nos anos 1980.

O PT governou Porto Alegre 16 anos consecutivos, de 1989 a 2004 e depois perdeu duas eleições seguidas, embora em ambos os casos tenha disputado o segundo turno.

A presidente Dilma, que hoje votou em Porto Alegre, onde fica sua seção eleitoral, não participou de comícios na cidade já que os três principais candidatos fazem parte da coalizão que apoia seu governo.