Joaquim Barbosa anuncia que não pretende concorrer à Presidência

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) fez o comunicado em seu perfil oficial no Twitter

São Paulo – O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa anunciou em seu perfil oficial no Twitter que não pretende concorrer à Presidência nas eleições deste ano.

“Está decidido. Após várias semanas de muita reflexão, finalmente cheguei a uma conclusão. Não pretendo ser candidato a Presidente da República. Decisão estritamente pessoal”, disse o ministro aposentado.

Barbosa, que filiou-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) no início do mês passado, apareceu em quarto lugar na última pesquisa Datafolha, realizada entre os dias 11 e 13 de abril, com 8% das intenções de voto. Ele ficou atrás do ex-presidente Lula (31%), Jair Bolsonaro (15%) e Marina Silva (10%).

Já no cenário sem Lula, o ex-presidente do STF sobe para a terceira posição, com 9% das intenções de votos – empatado com Ciro Gomes.

Desde a filiação de Barbosa, uma eventual aliança com a ex-senadora Marina Silva foi considerada. Ainda assim, a pré-candidata da Rede negou a aproximação.

“Ainda que uma figura como o Joaquim Barbosa venha para a política e possa contribuir, sim, temos que olhar para a estrutura institucional que está sendo pensada, para que a renovação não seja apenas nominal”, disse Marina em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. 

 

Veja também
Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. B. Luiz Mascarenhas

    Lastimável a decisão do ex-ministro do STF, em não se candidatar para concorrer à presidência da república. Um homem ético, íntegro e de reputação ilibada, que por sua história poderia vencer as eleições para presidente já no primeiro turno. Pelo que me consta não tem nenhum processo na justiça contra o mesmo, e não está encarcerado em uma prisão federal. Portanto, não existe – a não ser a sua vontade – nenhum obstáculo para concorrer e vencer a eleição para presidente da república em outubro de 2018. No meu entender o ilustríssimo, Dr. Joaquim Barbosa, seria um dos pouquíssimos homens com moral para assumir a presidência da república do nosso querido Brasil.

  2. Osmar Souza dos Santos

    Melhor decisão tomada de desistir com essa candidatura o sr. Joaquim Barbosa não vai manchar sua reputação,sua história conquistada com muito zelo durante sua vida no judiciário,porque o sr seria obrigado a fazer parte dessas quadrilhas de ladrões com acordos de políticos viciados que infelizmente temos no nosso Brasil. Evitar envolvimento politico com essas cobras criadas como Michel Temer corrupto de mão cheia, Renan Calheiros, Geraldo Alckmin,Ciro Gomes,Marina Silva e outros que estão na fila prontos para continuar roubando e saqueando o nosso Brasil,esse círculo fechado que eles tem entre eles,o certo seria acabar com essas quadrilhas,fazendo uma nova constituição brasileira,uma reforma completa no judiciário,acabar com esse tal foro privilegiado e acabar com esses privilégios de todos esses políticos e do judiciário talvez assim o Brasil vire realmente Brasil….