Itaporanga-SP decreta emergência por surto de dengue

Até a tarde, tinham sido confirmados 56 casos e mais de cem pessoas apresentavam sintomas da doença

Sorocaba – A prefeitura de Itaporanga, cidade de 15 mil habitantes no sudoeste paulista, decretou estado de emergência nesta terça-feira, 20, em razão de um surto de dengue que atinge o município.

Até a tarde, tinham sido confirmados 56 casos e mais de cem pessoas apresentavam sintomas da doença. Os casos suspeitos eram encaminhados às unidades de saúde e ao hospital local para a coleta de material para exame.

Pelo menos dez pacientes com sintomas mais graves tiveram de ser internados. A prefeitura fez um apelo às pessoas com sintomas para não saírem de casa, a fim de não espalharem a doença.

De acordo com o serviço de vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, os primeiros casos foram registrados no início de março e a doença se propagou.

O surto já é o maior registrado na cidade e famílias inteiras foram diagnosticadas com a doença. A maioria dos casos é autóctone, ou seja, o paciente contraiu o vírus da dengue na própria cidade.

Equipes da vigilância percorrem as ruas fazendo a nebulização com inseticida na tentativa de controlar o mosquito transmissor. Caminhões da prefeitura recolheram entulho para reduzir os criadouros.