Ibope: Em SP, Bolsonaro mantém liderança e sobe para 33%

Alckmin oscila para 14%, enquanto Haddad tem 12%, Ciro Gomes, 10% e Marina Silva, 4%

São Paulo – Pesquisa Ibope/Estado/TV Globo feita apenas com eleitores paulistas e divulgada nesta terça-feira, 25, mostra que o candidato do PSL à Presidência nas eleições 2018, Jair Bolsonaro, se manteve na liderança isolada da corrida presidencial em São Paulo, com 33% das intenções de voto, e ampliou a vantagem em relação aos principais adversários.

Bolsonaro subiu de 30% para 33% entre os paulistas. Empatados tecnicamente em segundo lugar, Geraldo Alckmin (PSDB) oscilou de 13% para 14%, Fernando Haddad (PT) passou de 13% para 12% e Ciro Gomes (PDT) oscilou para cima, de 8% para 10%. Marina Silva (Rede) manteve a tendência de queda, passando de 6% para 4%.

Na pesquisa feita há duas semanas, Bolsonaro e Alckmin chegaram a aparecer empatados tecnicamente, quase no limite da margem de erro (23% a 18%), que era de três pontos porcentuais naquele levantamento. Há uma semana, o candidato do PSL abriu 17 pontos de vantagem sobre o tucano, e agora ampliou a distância para 19 pontos.

Haddad se estabilizou depois de praticamente dobrar sua taxa de intenção de votos entre os dias 10 e 19 de setembro. Ele foi oficializado como cabeça da chapa do PT no dia 11, após o indeferimento da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso na Operação Lava Jato.

A pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 24 de setembro. Foram entrevistados 2.002 votantes. A margem de erro máxima é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. O registro no Tribunal Superior Eleitoral foi feito sob o protocolo BR-01797/2018.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. news da hora

    O Ibope sabe que Bolsonaro continua a crescer no Sul , Sudeste , Centro Oeste , Norte , e também já começa a equilibrar em alguns lugares do Nordeste , pois é os votos anti petralhas .

  2. news da hora

    Anotem aí , vai ganhar no primeiro turno . E melhor um Bolsonaro com Paulo Guedes , Forças Armadas combatendo as facções criminosas e defendo as famílias de bem , do que os bandidos do PT .

  3. Um pouco De tudo

    IBOPE e Datafolha tem credibilidade? Recebi um telefonema dizendo ser pesquisa eleitoral. Perguntaram minha idade, minha cidade e depois falaram que já tinham alcançado a meta do dia e desligaram antes de eu falar o meu voto. Um amigo postou no Facebook falando que aconteceu o mesmo com ele. Respondam: tem credibilidade?
    1️⃣7️⃣✔️🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  4. Roberto Neves Almeida

    Pequena aula de estatística para fanáticos e iniciantes: a pesquisa é de intenção e não de voto consolidado. Portanto só pode ser avaliada como uma tendência, jamais como retrato do eleitorado. Isto significa que até a urna haverão certamente mudanças de intenção, composições e comportamentos de manada. Ibope e Folha tem métodos diferentes: o primeiro segmenta antecipadamente a amostra procurando um eleitor determinado que atenda asposições geográficas, gênero, faixa etária nível socioeconômico e educacional. A segunda estratifica a amostra tentando atender a segmentação e ajusta o resultado para os padrões determinados, Por isto a pesquisa da Folha exige um maior número de respostas. No entanto nenhum destes institutos atende a exigências científicas de relação entre universo e amostra pesquisada sendo portanto inconfiáveis nos desvios padrões que alegam. Ou seja, se vc se basear nestes resultados para decidir seu voto vai ser surpreendido com disparadas de ultima hora que são ajustes de posição da média populacional que só são detectados muito próximo a eleição. Um exemplo disto pe o numero de votos brancos/nulos que na ultima presidencial foi de 27%. Logo dependendo de fatores aleatórios como doenças, climáticos, de desinteresse, etc este numero pode variar, mas provavelmente será muito maior, talvez o dobro do registrado nas pesquisas.

  5. Bruno Santana

    Meu candidato é Geraldo, o único com capacidade de governar bem o país e oferecer propostas adequadas para todos os brasileiros, sem extremismo.

  6. kkkk é engraçado que sempre aparecem estas pessoas falando a mesma coisa acima… serão contratados? O picolé de chuchu derreteu.. kkkkk