Gilmar Mendes toma posse como vice-presidente do TSE

O presidente do TSE, Dias Toffoli, afirmou que a experiência de Gilmar Mendes vai ajudar o tribunal na condução do processo eleitoral

Brasília – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes tomou posse hoje (10) como vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com mandato de dois anos.

A cerimônia de posse foi acompanhada pelo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, pelo vice-presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski, além de outras autoridades do Judiciário.

O presidente do TSE, Dias Toffoli, afirmou que a experiência de Gilmar Mendes vai ajudar o tribunal na condução do processo eleitoral.

“Em nome da corte, eu digo que estamos muito felizes de contar com toda essa vasta experiência e sapiência de Vossa Excelência para nos auxiliar na condução da corte eleitoral nas matérias jurisdicionais e também nos temas administrativos.”

É a terceira vez que Mendes ocupa vaga de ministro do TSE. Ele exerceu a presidência do tribunal entre 2008 e 2010.

O ministro atua como substituto no tribunal desde novembro, quando a ministra Cármen Lúcia deixou a vaga e voltou a ocupar o cargo de ministra somente no STF.