Fracasso de intervenção no RJ pode ajudar Bolsonaro, diz Eurasia

Para consultoria, eleger a segurança pública como foco de governo fortalece a plataforma para o candidato de extrema-direita

São Paulo — A decisão do governo Michel Temer de decretar intervenção federal no Rio de Janeiro pode ter um beneficiário improvável: Jair Bolsonaro. Pelo menos é o que diz a consultoria Eurasia.

Com o anúncio, o governo determina uma mudança de prioridades como forma de melhorar a popularidade de Temer e garantir capital político para seu sucessor.

No entanto, pode ser que o resultado disso seja oferecer uma “ajuda marginal” a Bolsonaro, cuja plataforma de campanha consiste em defender medidas mais duras nesse sentido.

Para os analistas Silvio Cascione, Christopher Carman, Filipe Gruppelli Carvalho e Djania Savoldi, o benefício pode ser ainda maior se a intervenção falhar.

No entanto, diante de uma impopularidade recorde, como é o caso do governo Temer, há pouco a perder arriscando alto, segundo a avaliação da Eurasia.

Crise nos estados

Para os analistas, o principal aspecto a ser destacado do anúncio de hoje é que os estados brasileiros vão piorar antes de melhorar.

A intervenção anunciada é uma “solução provisória para um problema estrutural”, segundo a Eurasia. Estados como Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio Grande do Norte também estão sofrendo problemas financeiros graves, que têm refletido na aversão dos cidadãos aos políticos.

Para a consultoria, mesmo que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro volte a crescer, ainda vai levar muito tempo para que os estados consigam resolver seus problemas mais graves, como o excesso de gastos com os salários do funcionalismo e aposentadorias de servidores.

Quem quer que seja o novo presidente do Brasil, portanto, terá que lidar com a crise financeira nos estados e encarar a reforma da Previdência, se quiser promover alguma mudança significativa no país, segundo a consultoria.

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. persianasflaci.blogspot.com

    Nesse pais quanto pior melhor .. pra esses politicos ..

  2. Lucas Simioni

    A sim, então deixa como está. Espera o que vai acontecer no próximo carnaval e em todos os dias nessa cidade que morre mais gente assassinada que na Faixa de Gaza!

  3. sinesio gimene

    Bolsonaro na cabeça os proprios bandidos de Brasilia nao coneguem mais dar conta dos bandidos que criaram, o exemplo vem de cima e em Brasilia tem mais bandido por m2 do que no Brasil inteiro só perde pras cadeias e olhe lá, o poder de Brasilia é infinitamente maior e mais nociva que as maiores cadeias de segurança maxima