Folga de Carnaval da Câmara só termina na semana que vem

Após prometer um controle de presença mais rígido na Câmara, Eduardo Cunha libera folga estendida de Carnaval para os deputados

São Paulo – A folga de Carnaval dos 513 deputados federais que assumiram o novo mandato há pouco mais de duas semanas vai durar oficialmente até a próxima segunda-feira, dia 23 de fevereiro.

Segundo requerimento obtido pelo site Congresso em Foco, a Câmara dos Deputados não terá sessões plenárias até a próxima sexta-feira. O texto foi aprovado no dia 10.

Com isso, como não houve sessão plenária na última quinta-feira (12), os deputados federais poderão ficar até 11 dias sem aparecer no Congresso.

Após promessa de ser mais rígido no controle de faltas dos colegas, o próprio presidente da Câmara, Eduardo Cunha, teria apresentado a proposta, segundo o Congresso em Foco.

A folga estendida, de acordo com cálculos do jornal O Globo, deve custar 6,8 milhões de reais aos cofres públicos. 

Na úlitma quarta-feira, a Mesa Diretora da Câmara decidiu que apenas licenças médicas e missões oficiais servirão como justificativa para as faltas dos parlamentares. Sem esses argumentos, os deputados que não comparecerem às sessões da Casa terão seus salários descontados.

A nova regra passa a valer a partir da próxima segunda-feira, após as férias prolongadas do Carnaval.