Fifa decide amanhã participação da Arena da Baixada na Copa

Na conta regressiva para a competição que começa em São Paulo no próximo dia 12 de junho, Valcke visitou nas últimas horas Brasília e Manaus

São Paulo – A sorte da cidade de Curitiba como sede da Copa do Mundo de 2014 será anunciada amanhã, terça-feira, pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, depois que foram registrados atrasos na construção da Arena da Baixada.

Na conta regressiva para a competição que começa em São Paulo no próximo dia 12 de junho, Valcke visitou nas últimas horas Brasília e Manaus.

“Temos uma equipe técnica que vai até Curitiba amanhã e então daremos a resposta final. Não estamos fazendo pelo prazer de deixar todos esperando, haverá pessoas que vão lá para apresentar um relatório final”, disse Valcke a jornalistas após fazer visita de inspeção hoje ao Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília.

Em Curitiba estão previstos quatro jogos da primeira fase da Copa do Mundo, entre Espanha e Austrália, Irã e Nigéria, Argélia e Rússia e Honduras e Equador; que precisarão ser transferidos para outros estádios caso a Arena da Baixada fique fora da Copa.

Valcke está em Porto Alegre visitando as obras no estádio Beira-Rio, de onde deverá bater o martelo sobre a participação de Curitiba na Copa.

O secretário-geral da Fifa, por outro lado, comentou a situação gerada na capital gaúcha por uma disputa financeira entre as autoridades da cidade e o Internacional, proprietário do Beira-Rio. O problema está no pagamento das estruturas temporários que deverão ser instaladas para o Mundial no estádio.

O Inter sustenta que os R$ 30 milhões que custarão essas estruturas devem ser bancados pelas autoridades de Porto Alegre, que por sua vez alegam que uma cláusula contratual estabelece que isso é responsabilidade do clube.

Nesse sentido, Valcke declarou que “um estádio não pode receber uma Copa do Mundo sem estrutura de Copa do Mundo”. As discussões sobre o Porto Alegre incluem um diálogo com o prefeito José Fortunati e o vice-governador do Rio Grande do Sul, Beto Grill.

Já na quarta-feira Valcke participará de um dos maiores eventos preparatórios para a Copa, o seminário de treinadores das seleções que jogarão o torneio, uma espécie de “cúpula” dos comandantes das equipes.

Na quinta-feira, também no resort Costão de Santinho, em Florianópolis, haverá um seminário sobre segurança e logística e na sexta-feira o encontro da Fifa será encerrado por uma reunião da direção do Comitê Organizador Local (COL) da Copa.

Valcke concederá na sexta-feira, em Florianópolis, uma entrevista coletiva sobre as últimas informações relacionadas com a preparação do Mundial.