Ficou sem água nos últimos dias? 3 em cada 10 dizem que sim

Pesquisa do Datafolha ouviu moradores de 207 municípios sobre desabastecimento de água nos últimos 30 dias; 32% dos entrevistados disseram ter sido afetados

São Paulo – Por acaso, faltou água na sua casa pelo menos uma vez nos últimos 30 dias? Para três de cada dez brasileiros, a resposta a essa pergunta é sim. É o que mostra uma nova pesquisa do Datafolha, divulgada nesta terça-feira (10) pelo jornal Folha de S. Paulo.

Segundo a pesquisa, 32% dos 4.337 entrevistados de 207 municípios do país disseram ter sofrido com falta de água no período. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Destes, 18% relataram ter tido problemas durante dois a dez dias. Outros 7% disseram ter ficado sem água pelo menos um dia. E 2% dos entrevistados afirmaram ter sofrido com cortes diários no fornecimento.

Na Grande São Paulo, que sofre com a crise de água nos sistema Cantareira, 40% dos ouvidos disseram ter sofrido desabastecimento nos últimos 30 dias.

O relato dos paulistas vai de encontro ao que diz a Sabesp, principal fornecedora de água da região.

Apesar do aumento das reclamações sobre falta de água, a empresa nega que esteja ocorrendo rodízio de água nos municípios que atende, atribuindo as interrupções a manobras técnicas na rede.