Ferramenta permite verificar se político é citado em alguma ação judicial

Plataforma da Abraji permite pesquisar mais de nove mil políticos citados em 30 mil processos no STF e no STJ

São Paulo – Em época de eleição, é bom saber se aquele candidato cheio de promessas na TV e discurso contra a corrupção não está envolvido em algum processo na justiça. Uma ferramenta lançada nessa semana pode ajudar nessa pesquisa e facilitar a vida de jornalistas e cidadãos.

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) lançou a plataforma gratuita Publique-se, que traz 30 mil processos judiciais e cita mais de nove mil políticos entre seus arquivos de milhões de páginas.

No site da plataforma é possível pesquisar o político pelo nome e verificar se ele está envolvido em alguma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) ou no Supremo Tribunal de Justiça (STJ).

Ter o nome ali não significa necessariamente que o político ou candidato tenha sido condenado em alguma ação judicial ou que ele é automaticamente corrupto e desonesto. Mas a transparência de se ter acesso aos processos que correm na justiça já é um caminho para ficar de olho nos casos e conhecer o histórico dos candidatos.

A própria ferramenta pede que o usuário concorde com um termo antes de fazer uma busca: “Entendo que os autos são apenas o ponto de partida para uma investigação, que os dados devem ser checados e o contraditório deve ser sempre acolhido”.

Segundo a Abraji, é a ferramenta mais completa já feita no Brasil reunindo processos que citam candidatos a cargos públicos. “A ideia é facilitar o acesso a provas, relatórios, comprovantes e documentos anexados a esses processos para ajudar repórteres em investigações jornalísticas sobre candidatos a cargos públicos”, explica a Abraji.

O projeto da Abraji foi feito em parceria com a Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ) e com o Instituto Betty e Jacob Lafer.

A plataforma foi alimentada com documentos em fevereiro e março desse ano. Antes do primeiro turno, haverá uma segunda rodada de download, acrescentando novos processos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s