O impacto da facada de Bolsonaro na eleição, segundo cientistas políticos

"Se a narrativa favorecer o candidato, a polarização com a esquerda, e com PT em particular, vai favorecer Bolsonaro", diz Thiago Vidal, da Prospectiva

São Paulo – O candidato à Presidência Jair Bolsonaro foi esfaqueado nesta quinta-feira (06) em Juiz de Fora durante ato de campanha.

A perfuração foi no abdômen e segundo seu filho, ele chegou “quase morto” ao hospital. Ele passou por uma cirurgia e seu estado de saúde está sendo monitorado.

O cientista político Fernando Schuler, do Insper, não acredita que o episódio vá levar a uma maior radicalização na campanha.

“E um atentado político e por muito pouco não teremos uma fatalidade. Isso assustou as pessoas, é um ponto de inflexão. Mostra que uma escalada de violência pode produzir vítimas em todo o espectro político”.

Segundo ele, o caso dos Estados Unidos, que já teve presidentes assassinados, mostra que nestes momentos de crise o sistema partidário se unifica para conter um acirramento dos ânimos.

Um dos sinais disso são as primeiras declarações dos outros candidatos, que a partir de agora devem baixar o tom nos ataques ao presidenciável:

“Acho que Bolsonaro ficará afastado da campanha por algum tempo, dias ou semanas, em uma campanha curta. E acho muito difícil que os demais candidatos continuem com uma crítica muito dura a ele, como vinha acontecendo”.

Em texto para EXAME, Thiago Vidal, cientista político e gerente do Núcleo de Análise Política da Prospectiva Macropolitica, em Brasília, também apontou possíveis impactos do incidente:

“Acho que o evento de hoje pode redefinir o processo eleitoral, mas isso vai depender do modo como ele repercutirá nas próximas semanas.

Se a narrativa favorecer o candidato do PSL – o que até agora, parece ser o caso – a polarização com a esquerda, e com PT em particular, vai favorecer Bolsonaro eleitoralmente.

Mas vale considerar a possibilidade de o episódio resultar na radicalização da disputa. Isso provavelmente assustaria eleitores que estão indecisos, possivelmente levando-os a buscar alguns candidatos moderados.

A dúvida agora é sobre as condições de o Bolsonaro continuar na disputa. Se ele tiver que abandonar, os prováveis substitutos seriam o atual vice, Hamilton Mourão, ou um dos filhos do candidato para que a chapa preserve o sobrenome “Bolsonaro”.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Marcelo Renovado

    Boa noite à todos! Escolhi Bolsonaro pelas propostas, Plano de Governo e por acreditar em seu caracter de pô-lo em prática. Política deve ser discutida, analisada…Fico impressionado o quanto as pessoas não conseguem distinguir a pessoa e o discurso, identidade e comportamento. Nas redes sociais pessoas chingam até minha mãe quando falo que meu candidato é Bolsonaro.
    Precisamos entender que a situação do País é muito grave. Ondas de ódio repercutem no YouTube e revelam a intolerância daqueles que pedem tolerância. Vejo isso de maneira lamentável. Eu acredito em Bolsonaro e penso que não preciso do chingamento de ninguém, discordamos no campo das ideias, porém, reipeitemos o nosso próximo. Que o Senhor reutaure tua saúde Bolsonaro!!! Deus abençoe o nosso Brasil e que levante um governante que O tema.

  2. Roberto Neves Almeida

    3 lições importantes devem ser tiradas desta insanidade. 1-A democracia brasileira passa por um grande teste de maturidade do qual vai depender o futuro da nação 2-O responsável pela insegurança que odos vivemos é o mesmo culpado pela perda irreparável do Museu Nacional por incompetência 3-Se BOLSONARO tivesse sido eleito Presidente este bandido que o atingiu provavelmente teria nas mãos um revolver devidamente licenciado, o que, àquela distância teria sido fatal. Portanto deveria sua campanha rever esta parte do seu programa de governo.

    1. Canal Silence

      Totalmente equivocado, leia a lei 10.826, verá que para se ter uma arma você precisa ser empregado e comprovação de capacidade técnica e de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo, então, NÃO , esse desequilibrado não teria uma arma de fogo.

    2. só escuto falar isso, sério q VC e ingênuo a ponto de achar q um marginal um bandido só vai ter uma arma se for legalizada ? a vdd e essa qualquer um pode ter uma arma hj msm sendo ilegal, ele quer legalizar pra pessoas de bem, e quem usar de forma errada vai ser preso e punido com as mesmas punições severas q ele tem em mente, esse cara não tinha uma arma pq Deus não permitiu, nada impedia q ele tivesse uma, podia pegar emprestado, ou comprar facilmente com um traficante e só ter dinheiro pra comprar

    3. A sua visào sobre o possede armas, è totalmente equivocada e parcial. Na realidade do Brasil de hoje, ter arma, è uma das coisas mais facil, ainda se ilegal. Este marginal psicotico, se examinado pra psicologos competentes, irà manifestar sinais de insegurança, intolerancia e mania de perseguçào, etc.. todas sindromes que levam a querer ser alguem, nomeado na tv, mesmo se deve lhe custar anos de cadeia. A liberdade de expressào, è sagrada, depois o povo decide (menos com urnas eletronicas manipolada, ma este è outro assunto). Pense bem antes de tirar conclusòes definitivas, alongo deste jeito de fazer, vem tambem candidatar “prisoneiros comun, ladrào, assaltante, traficantes etc.). A politica è suja, mas tem pessoas que cuspe em cima dela. Sem considerar um deposito de 350.000,00 reais na conta do esfaqueador, o que levanta algum problema de partecipaçào a solo no atentado.

  3. Independente do acontecido continuo com Marina Silva. Bolsonaro já se mostrou incompetente demais nos debates para ser presidente de uma nação.

    1. andre paglioli

      Marina tem sangue Petista , é contra as Privatizações, não quer a reforma da previdencia e não vai enxugar o estado. Em outros assuntos esta sempre em cima do muro , uma fraca .

    2. A Marina Silva, è somente um Lula de saia, as razòes que levaram os dois a se separar foram meramente de protagonismo, os dois faz sombra um ao outro e eles quer pleno sol. Falando em propostas, alem de proteger algum fios de grama inutil, o vazio dela impera. Bolsonaro nào è o maximo, mas pelo menos ele se mostra, afirma, diz. Estou pronto a dar a minha vida, pra vc se manifestar liberamente, mas que seja util ao pais.

  4. Rubens Martins Ferreira Junior

    Esse foi mais um ataque de ódio e desespero contra o Bolsonaro, mas com a diferença que este quase tirou-lhe a vida! A imprensa (que de honesta e imparcial não tem nada) e todos os candidatos o agridem o tempo todo e da forma mais covarde e falaciosa que poderia! Xingam de tudo para difama-lo chamando-o de homofóbico, que não respeita as mulheres, machista, incompetente, etc… Mesmo assim ele só cresce e se consolida! Está na hora da imprensa começar a agir com profissionalismo e apartidária, e os opositores de se conformar com o sucesso do Bolsonaro e pararem com essas mentiras nojentas porque todas essas atitudes só refletem a flagrante VIOLÊNCIA e desrespeito com que ele é tratado!

  5. Ele acabou sendo vítima das coisas que prega. Violência, tudo no tiro porrada e bomba. Metralhar e etc.
    Enfim, é um desequilibrado que encontrou outro pelo caminho…Vou votar em alguém ponderado para unir este país, no momento quem me parece mais sábio para essa tarefa parece ser a Marina.

  6. Acredito que agora leva a presidência no 1° turno.

  7. Daniel Santos

    se ele não ganhar no primeiro turno quer dizer que o Brasil já está pronto para uma guerra civil. Quero ver entre 200 milhões de brasileiros quem vai querer ainda Socialista, progressista, ladrão e preconceituoso no poder, isso só acontece na Venezuela
    ou na Korea do norte. Chega! Povo abre o olho. A prova que ele já é presidente foi esse atentado

  8. I love looking through an article that will make men and women think.

    Also, thanks for allowing for me to comment!

  9. sinesio gimene

    ai mostra que a esquerda é ditadora , comandada por bandidos, se nao ganha na fala , quer ganhar eliminando, como fizeram vom celso daniel, toninho eduardo campos, os bandidos esquerdopatas, ja garantiram seu passaporte para o inferno

  10. I have been surfing online more than eight hours today for house painting calgary & O impacto da facada de
    Bolsonaro na eleição, segundo cientistas políticos , yet I never found any
    interesting article like yours. It is pretty worth enough for me.
    Personally, if all website owners and bloggers made good content as you did, the internet will be a
    lot more useful than ever before.

  11. Thanks, I’ve just been seeking information regarding this topic for quite a while and yours is the greatest I’ve found till now.

  12. I’ve been reviewin online more than one hours today for calgary ceiling painters & O impacto
    da facada de Bolsonaro na eleição, segundo cientistas
    políticos , yet I never found any interesting article like
    yours. It’s pretty worth enough for me. In my opinion, if
    all site owners and bloggers made good content as you did,
    the net will be a lot more useful than ever before.