Explosões dos bueiros no Rio de Janeiro “parecem ter saído das novelas”, diz FT

Incidentes com bueiros parecem ser obra de ficção, mas refletem problemas de infraestrutura na cidade, diz o jornal Financial Times

São Paulo – As explosões em bueiros na cidade do Rio de Janeiro “parecem ter saído das telenovelas latino-americanas”, mas refletem problemas de infraestrutura no local, diz o blog beyondbrics, do jornal Financial Times. Segundo o texto de Samantha Pearson, apesar dos incidentes serem surreais, eles refletem uma realidade “depressivamente” familiar: investir dinheiro no Rio não será suficiente para preparar a cidade para a Copa do Mundo de 2014.

De acordo com o FT, falta ao Rio de Janeiro um planejamento urbano de longo prazo e mais investimentos em infraestrutura, enquanto a cidade sofre de problemas de criminalidade que afetam “uma a cada 24 pessoas”. Aproximadamente 60 bueiros explodiram desde o começo de 2011.

Segundo o texto, a empresa Light foi rapidamente apontada como culpada pela explosões nos bueiros e as empresas de energia vão tentar corrigir vazamentos de gás que causaram os incidentes.

No entanto, de acordo com o beyondbrics, o problema só será resolvido se “houver uma revisão completa do setor energético e de suas empresas”. Se isso não acontecer, o investimento prometido Light como resposta vai ser, literalmente, ” apenas dinheiro pelo ralo”.