Curtas – uma seleção do mais importante no Brasil e no mundo

ÀS SETE - Joesley confirmou, em depoimento à Polícia Federal, ter repassado 500.000 reais em espécie ao senador Ciro Nogueira (PP-PI)

Enel eleva oferta

O conselho de administração da distribuidora de energia Eletropaulo cancelou a oferta primária de ações prevista para acontecer ontem. A decisão foi tomada em reunião realizada logo após a italiana Enel aumentar sua proposta para comprar a empresa, de 28 para 32 reais por ação. Com a oferta, que avalia a Eletropaulo em 5,3 bilhões de reais, a Enel retomou a liderança na disputa pelo controle da epmresa. A decisão da disputa com a espanhola Iberdrola, que na semana passada anunciou uma oferta de 29,40 reais por ação, deve ser decidida em um leilão na bolsa em 18 de maio.

Às Sete – um guia rápido para começar seu dia

Leia também estas outras notícias da seção Às Sete e comece o dia bem informado:

Mais uma mala de dinheiro

O empresário Joesley Batista, do grupo J&F, confirmou, em depoimento à Polícia Federal, ter repassado 500.000 reais em espécie ao senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente nacional do Partido Progressista. Joesley contou sobre a entrega de uma mala com o dinheiro vivo ao parlamentar em depoimento ao delegado Cleyber Malta Lopes no dia 6 de abril. O relato faz parte da investigação aberta para apurar se o ex-procurador Marcelo Miller auxiliou os delatores da J&F ainda quando estava na Procuradoria-geral da República (PGR). De acordo com o empresário, a entrega do dinheiro foi efetuada pelo então diretor de relações Institucionais da J&F, Ricardo Saud, na garagem da residência de Batista, na capital paulista, em 17 de março de 2017. Nesta terça-feira, Ciro foi alvo de uma operação da PF, que cumpriu mandados de busca no gabinete e na residência do senador por ordem do ministro Edson Fachin, do Supremo.

Reajuste do Bolsa Família

O presidente Michel Temer vai anunciar no dia 1º de Maio, Dia do Trabalho, o segundo reajuste do Bolsa Família em sua gestão, de acordo com o jornal O Estado de S.Paulo. O percentual do ajuste, entretanto, ainda será definido numa reunião que deve acontecer amanhã com representantes do Planejamento e do Ministério do Desenvolvimento Social, que administra o benefício. Um reajuste para repor a inflação de 2017, de 2,95%, teria um custo de 1 bilhão de reais.

Malária explode em Roraima

A Secretaria da Saúde de Roraima confirmou 5.750 casos de malária em todo o estado no período de 1º de janeiro a 30 de março deste ano. Desse total, 2.040 são importados de outras unidades federativas ou de outros países. Na semana passada, a pasta havia informado que grande parte dos casos de malária notificados no estado são provenientes da Venezuela. “Os dados são preocupantes e o estado tem intensificado ações para combater a doença”, informou a secretaria por meio de nota. Em 2016, foram registradas quase 9.000 casos de malária em Roraima, enquanto em 2017 o número subiu para mais de 14.000.

Pior março na história

O governo central registrou um déficit primário de 24,827 bilhões de reais em março, o pior desempenho para o mês na série histórica, que tem início em 1997. O resultado reúne as contas do Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central. Entre janeiro e março deste ano, o resultado primário foi de déficit de 12,980 bilhões de reais, o melhor resultado desde 2015. Em igual período do ano passado, esse mesmo resultado era negativo em 19,563 bilhões. Em 12 meses, o governo central apresenta um déficit de 119,5 bilhões de reais, o equivalente a 1,78% do PIB. Para este ano, a meta fiscal admite um déficit de até R$ 159 bilhões nas contas do Governo Central.

Leilão de petróleo adiado

Uma reportagem do jornal O Estado de S.Paulo mostrou que o megaleilão de petróleo previsto para acontecer até o fim do ano está praticamente excluído do cronograma de 2018 e deve ficar para o próximo presidente. O leilão — que renderia entre 80 bilhões e 100 bilhões de reais aos cofres do governo — deve ser adiado por causa de uma disputa envolvendo a União e a Petrobras em torno da “cessão onerosa”, área que abrange seis blocos de pré-sal na Bacia de Santos. Em 2017, a licitação dessa área era considerada uma peça-chave para o governo cumprir a meta fiscal de 2018. Mas, agora, a avaliação é que o governo não precisaria mais desses recursos extras para cumprir a meta deste ano. Com a notícia, as ações preferenciais e ordinárias da Petrobras caíram 2,99% e 3,17%, respectivamente.

Dólar: novo recorde

O dólar fechou em alta novamente nesta quarta-feira 25 depois atingir o patamar de 3,50 reais durante o dia, o maior nível em quase dois anos. A moeda americana ficou em 3,4860 reais na venda, maior nível de fechamento desde 13 de junho de 2016 (3,4867 reais). Em cinco sessões seguidas de alta, o dólar acumulou ganho de 3,13% e, no mês, a valorização já chegou a 5,63% até agora. O dólar futuro tinha alta de cerca de 0,35% no final da tarde.

Todos querem a Sky

O grupo norte-americano de TV a cabo Comcast fez uma oferta de 22 bilhões de libras (31 bilhões de dólares) pela companhia de televisão por assinatura Sky, nesta quarta-feira. A proposta supera em 16% uma proposta de aquisição já acertada pela empresa com a Fox. A Comcast, que fez uma primeira oferta de 12,50 libras por ação em fevereiro, afirmou que vai continuar trabalhando com conselheiros independentes da Sky para conseguir uma recomendação para sua oferta. A Sky tem sido disputada por grandes conglomerados de tv. No início do mês, a companhia britânica recebeu também uma proposta da Walt Disney, que queria adquirir 39% da companhia, com a aquisição de ações da Twenty-First Century Fox. No ano passado, a Fox concordou com uma oferta para comprar toda a Sky, mas ainda aguarda aprovação regulatória, enquanto a Disney concordou em comprar os ativos da Fox, incluindo sua participação na Sky, em um acordo separado também sujeito ao aval regulatório.

Facebook supera expectativas

O Facebook divulgou nesta quarta-feira seu relatório trimestral e superou as estimativas dos analistas. As ações da companhia, que caíram mais de 9,5% após o escândalo de vazamento de dados para a consultoria Cambridge Analytica, tiveram um aumento de 2,2%. O número de usuários mensais chegou a 2,2 bilhões, 13% a mais do que registrado no mesmo período, no ano passado. O lucro da empresa foi de 4,99 bilhões de dólares, quase 2 bilhões de dólares a mais do que no ano passado. A empresa registrou um aumento de 49% na receita, valor equivalente a 11,97 bilhões de dólares.