Empresários, economistas e artistas lançam manifesto contra Bolsonaro

Dentre os signatários estão Maria Alice Setúbal, acionista do Itaú, o economista Bernard Appy, Guilherme Leal, sócio da Natura, e o músico Caetano Veloso.

São Paulo – Um grupo que inclui artistas, advogados, ativistas e empresários articula um manifesto contra a candidatura de Jair Bolsonaro. O documento intitulado “Pela democracia, pelo Brasil” não indica apoio à candidatura do PT nem de qualquer um dos adversários do deputado, mas afirma ser necessário um movimento contra o projeto antidemocrático do candidato do PSL.

“É preciso dizer, mais que uma escolha política, a candidatura de Jair Bolsonaro representa uma ameaça franca ao nosso patrimônio civilizatório primordial. É preciso recusar sua normalização, e somar forças na defesa da liberdade, da tolerância e do destino coletivo entre nós”, diz o texto.

O documento diz que o País já teve em Jânio Quadros e Fernando Collor de Mello “outros pretensos heróis da pátria, aventureiros eleitos como supostos redentores da ética e da limpeza política”, mas que acabaram levando o Brasil ao “desastre”.

“Nunca é demais lembrar, líderes fascistas, nazistas e diversos outros regimes autocráticos na história e no presente foram originalmente eleitos, com a promessa de resgatar a autoestima e a credibilidade de suas nações, antes de subordiná-las aos mais variados desmandos autoritários”, diz outro trecho do manifesto.

Veja também

Versão preliminar do manifesto, obtido pela reportagem, conta com cerca de 150 nomes, entre eles os de Maria Alice Setúbal, educadora e acionista do Itaú Unibanco; do economista Bernard Appy; do empresário Guilherme Leal, sócio da Natura; de Caetano Veloso e Paula Lavigne; do advogado e professor da FGV Carlos Vilhena; e do médico Drauzio Varella.

Caetano e Paula Lavigne declararam apoio a Ciro Gomes (PDT) nesta eleição. Maria Alice Setúbal e Guilherme Leal já atuaram ao lado de Marina Silva (Rede) em pleitos passados, mas não têm papel na campanha atual da ex-senadora.

O manifesto deve ser lançado ainda neste domingo, 23, com uma relação inicial de signatários e ficará hospedado num site próprio do movimento. A lista ficará aberta para quem quiser incluir a assinatura.

O documento foi fechado na quinta-feira pelas mãos de um grupo de amigos, entre eles o advogado José Marcelo Zacchi. O texto foi sendo circulado em grupos de Whatsapp a partir de sexta e ganhando adesões ao longo do fim de semana.

Segundo Zacchi, o objetivo é reunir vozes que representem diversos segmentos da sociedade e possam mobilizar esses setores. “É sobre repudiar um projeto que nos parece contrário aos princípios democráticos”, diz. “É um chamado para quem vota em quem quer que seja, mas está dentro do campo democrático”.

Leia abaixo a íntegra do manifesto:

“Pela Democracia, pelo Brasil

Somos diferentes. Temos trajetórias pessoais e públicas variadas. Votamos em pessoas e partidos diversos. Defendemos causas, ideias e projetos distintos para nosso país, muitas vezes antagônicos.

Mas temos em comum o compromisso com a democracia. Com a liberdade, a convivência plural e o respeito mútuo. E acreditamos no Brasil. Um Brasil formado por todos os seus cidadãos, ético, pacífico, dinâmico, livre de intolerância, preconceito e discriminação.

Como todos os brasileiros, sabemos da profundidade dos desafios que nos convocam nesse momento. Mais além deles, do imperativo de superar o colapso do nosso sistema político, que está na raiz das crises múltiplas que vivemos nos últimos anos e que nos trazem ao presente de frustração e descrença.

Mas sabemos também dos perigos de pretender responder a isso com concessões ao autoritarismo, à erosão das instituições democráticas ou à desconstrução da nossa herança humanista primordial.

Podemos divergir intensamente sobre os rumos das políticas econômicas, sociais ou ambientais, a qualidade deste ou daquele ator político, o acerto do nosso sistema legal nos mais variados temas e dos processos e decisões judiciais para sua aplicação. Nisso, estamos no terreno da democracia, da disputa legítima de ideias e projetos no debate público.

Quando, no entanto, nos deparamos com projetos que negam a existência de um passado autoritário no Brasil, flertam explicitamente com conceitos como a produção de nova Constituição sem delegação popular, a manipulação do número de juízes nas cortes superiores ou recurso a autogolpes presidenciais, acumulam declarações francamente xenofóbicas e discriminatórias contra setores diversos da sociedade, refutam textualmente o princípio da proteção de minorias contra o arbítrio e lamentam o fato das forças do Estado terem historicamente matado menos dissidentes do que deveriam, temos a consciência inequívoca de estarmos lidando com algo maior, e anterior a todo dissenso democrático.

Conhecemos amplamente os resultados de processos históricos assim. Tivemos em Jânio e Collor outros pretensos heróis da pátria, aventureiros eleitos como supostos redentores da ética e da limpeza política, para nos levar ao desastre. Conhecemos 20 anos de sombras sob a ditadura, iniciados com o respaldo de não poucos atores na sociedade. Testemunhamos os ecos de experiências autoritárias pelo mundo, deflagradas pela expectativa de responder a crises ou superar impasses políticos, afundando seus países no isolamento, na violência e na ruína econômica. Nunca é demais lembrar, líderes fascistas, nazistas e diversos outros regimes autocráticos na história e no presente foram originalmente eleitos, com a promessa de resgatar a autoestima e a credibilidade de suas nações, antes de subordiná-las aos mais variados desmandos autoritários.

Em momento de crise, é preciso ter a clareza máxima da responsabilidade histórica das escolhas que fazemos.

Esta clareza nos move a esta manifestação conjunta, nesse momento do país. Para além de todas as diferenças, estivemos juntos na construção democrática no Brasil. E é preciso saber defendê-la assim agora.

É preciso dizer, mais que uma escolha política, a candidatura de Jair Bolsonaro representa uma ameaça franca ao nosso patrimônio civilizatório primordial. É preciso recusar sua normalização, e somar forças na defesa da liberdade, da tolerância e do destino coletivo entre nós.

Prezamos a democracia. A democracia que provê abertura, inclusão e prosperidade aos povos que a cultivam com solidez no mundo. Que nos trouxe nos últimos 30 anos a estabilidade econômica, o início da superação de desigualdades históricas e a expansão sem precedentes da cidadania entre nós. Não são, certamente, poucos os desafios para avançar por dentro dela, mas sabemos ser sempre o único e mais promissor caminho, sem ovos de serpente ou ilusões armadas.

Por isso, estamos preparados para estar juntos na sua defesa em qualquer situação, e nos reunimos aqui no chamado para que novas vozes possam convergir nisso. E para que possamos, na soma da nossa pluralidade e diversidade, refazer as bases da política e cidadania compartilhadas e retomar o curso da sociedade vibrante, plena e exitosa que precisamos e podemos ser.”

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Frederico Soares

    Boicote ao Itaú e produtos Natura !

    1. Miriam as com

      deveríamos mesmo.

  2. jose mauricio Medici

    Agora que vou usar esses produtos e serviços… Parabéns a esse grupo por defender a democracia.

  3. Marcelo Cerezer

    logo o comunista caetano velosa bixona , perdeu o credito a materia !

    1. Verdadeiro bolsonariano! Rude, grosseiro, mal educado, mal informado!

    2. Camila Calmon

      Sou muito bem informada e sou BOLSONARO presidente, não generaliza, ele é a melhor opção 🤗

    3. LUCELIA Kuster

      #elesim Essas empresas e artistas perderam minha credibilidade.

    4. wesley bastos

      #elesim, quem e contra e pq deve ta devendo na praça, pq quem é correto e direito quer o menos pior e justo, ele provavelmente n e o melhor, porem ate o momento n existe nenhum melhor que ele, entao vamos de #bolsonaro, e antes de criticar pesquise e estude, n fale somente o que ouve por ai.

  4. josé Geraldo

    A esquerda sonha em implantar o comunismo no Brasil. Por isso essa simpatia por Cuba e Venezuela, onde foram doados milhões de nosso dinheiro. Quando ouvem o nome do Bolsonaro eles piram, porque ele representa o oposto, menos Estado e mais Brasil. Olha o que o Pt fez no Brasil, deu uma miséria para o povo e a cúpula está milionária. A esquerda é tão estranha que prega o diálogo mas são intolerantes, pregam a democracia mas são apaixonados por ditaduras, são comunistas mas adoram os benefícios do capitalismo. Cada um tem o direito de votar de acordo com suas convicções, quem quiser o Brasil caminhando para ser igual aos Estados Unidos, vota no Bolsonaro, e quem quizer igual a Venezuela, vota no Hadad. Simples assim.

    1. Os venezuelanos votaram num coronel do exército e agora estão sob ditadura, já que apesar de eleitos através do voto, os politicos do grupo político do coronel não “largam o osso”. É o que diz a imprensa! Já os brasileiros querem votar num capitão e um general, que poderão chegar ao poder através do voto, democraticamente portanto. As perguntas que ficam é se vão fazer governo democrático e se vão “largar o osso” quando chegar a hora.

  5. tiago mateus de bairos

    Tendo Caitano descrito na matéria perdeu todo crédito. Tentam ganhar uma eleição de forma justa daí podem postar qualquer material q eu apoio. Mas desta forma é ridícula. Há, não é ganhar um eleição é ter diguinidade e honrar seus eleitores pela confiança.

  6. Carlos Roberto Silva

    E os 16 anos de corrupção, quebra da Petrobrás, kit gay, mensalão, propinoduto, compra de políticos para aprovar emendas parlamentares, apropriar-se da paternidade de programas sociais, e outras falcatruas dos partidos de esquerda, que o espaço é pequeno para comentar tudo? Esqueceram de citar? Quase todos que assinam esse manifesto jogam junto com os que estão no poder (leia-se última eleição presidencial). Esse manifesto eu interpreto como uma certidão de que votar no Bolsonaro tá no caminho certo. Prefiro votar no Bolsonaro e cair do cavalo do que votar em outro candidato e roubarem meu cavalo

  7. Bolsonaro deve estar cheio de rugas de preocupação! MImiMImiMImi….

    1. Camila Calmon

      Ele tá lá com seus tranquilão só vendo o povo fazendo a campanha pra ele kkkkkkkkk

  8. Fabricio Ranzeiro

    KKKKKKKKKKKK
    Estão desesperados!!! De um lado Alckimin acusa Bolsonaro de servir aos banqueiros, do outro o Itaú e Caetano Veloso chamam Bolsonaro de facista.

    1. Camila Calmon

      Exatamente, tão tudo se borrando

    2. Marcelo Cerezer

      kkk pau na bunda desses comunistas de merda !

    3. Adriana Saad

      Sendo que o Itaú obteve recordes de lucros na era PTista… por que será que estão contra Bolsonaro?
      Conheço um grandão do itau que me disse que seria melhor que o Lula ganhasse… por que será?!?

  9. Camila Calmon

    O MEDO DE PERDER A MAMATA 😁 COITADOS , NÃO TERÃO MAIS VERBA DO GOVERNO, Bolsonaro neleeesss #EleSim aceita globistas, sem caixa 2 , sem tirar dinheiro do povo 🤗

  10. Douglas Leite

    Guilherme Leal foi vice da Marina Silva. Bernard Appy foi ex secretário do governo Lula. Qual a novidade ?

  11. Pedro Soares Ferreira

    E o Hadalula, é santo? A esquerda meia boca fará de tudo para eleger seu novo postinho.

  12. Roderlei Bigliazzi

    ahahahah… uma ricaça pedante apoiadora da Marina (ex PT?) que herdou a fortuna do pai banqueiro. O outro que explora mão de obra sem registro em carteira (vendedora Natura) e um “intelectual” músico que não lança uma música fazem 40 anos. PQP

  13. Roderlei Bigliazzi

    Que moral podem ter pessoas que apoiam a eleição de pessoas e partidos envolvidos com corrupção? Sobre Marina Silva, petista arrependida, era ministra quando do mensalão, só saiu do partido em 2009 para se lançar “presidenta” pois não foi a escolhida do Lula. Morrem de medo das investigações que vão ser feitas após a vitória do #Bolsonaro17

  14. Roderlei Bigliazzi

    Dono da Natura explora mão de obra (vendedoras Natura), fazendo pessoas trabalharem sem carteira de trabalho e com “prêmios” em forma de “pirâmide”. Esse é em quem devo confiar?

    1. Homem à frente de seu tempo. Verdadeiro visionário de comportamento empresarial ratificado pelas normas trabalhistas pós CLT.

  15. Dênis Ximenes Verdan Rosa

    O que me conforta são os comentários, ufa, dá pra ver claramente que somos maioria e não vamos nos submeter a idiotas como esses e sendo apoiados por essa mídia ridícula. Vamos mostrar para esses canalhas que somos mais fortes juntos e Bolsonaro 1° turno.

  16. Michel Monteiro

    É no mínimo cômico e ao mesmo tempo lógico ver mais uma “costura” desses comunistas para não serem expurgados de vez do poder…
    Vai carpir um lote cambada!!!

  17. Cláudia Cucurulli

    Pq estão com tanto medo assim? Estanho , não ?
    Mas ele tem o apoio do povo e esse é o apoio que irá eleger ele .
    #TodoscomBolsonaro
    #elesim
    Vocês estão DESESPERADOS!!!

  18. LUIZ FERNANDO PIETROLUONGO

    Logo esse tal de Cai-tano Veloso, comunista-baba-ovo-da-esquerda-beneficiário-da-lei-rouanet-duble-de-intelectual, vem engrossar a fila da esquerda ? Fala sério … o que esse povinho quer…..ver o Brasil (terminar de ) afundar e puxar a descarga ?

  19. Estão tudo com rabo preso kkkkk

  20. Todos financiadoras da esquerda! São todos ele em governos de esquerda os que mais enriquecem! Salafrarios!!!

  21. Vindo desse pessoal de esquerda e personalidades privilegiadas pelas políticas de esquerda não tem nada de novo. Já estava mesmo querendo trocar de banco. Agora tenho motivos. Dia 07 é 17 para um Brasil melhor.

  22. Alexandre Marciel Borges

    Kkkkkkkk Porque será que estão preocupados? Será que alguém tem rabo preso? Pra mim não importa se vai ser A ou B , fazendo uma faxina geral nesse monte de lixo que tá no Brasil tá valendo..

  23. Orcil Lacerda

    Essa gente financia a vagabundagem. Não me surpreende nada serem contra Bolsonaro.

  24. Oclecidio freitas junior

    vamos lá o bolsonaro apoia o uso de armas para vc se proteger não para atacar e isso não é apologia a violência ao meu ver .
    e terá restrições para ter arma em casa e não terá porte de arma para andar armado e se tiver quem quiser provavelmente terá que fazer cursos e treinamentos ,perfil psicológico e aí vai. …
    como não tem nada contra a índole do bolsonaro vai ser atacado sem para por seus oponentes falando que vai voltar a ditadura que isso e aquilo blablaba. …
    mas o maior medo é de ter Sergio moro no supremo nem é mais preciso falar mais nada
    mas vão me chamar de fascista e de outras coisas mais mas eu me julgo patriota

  25. Daniele Lopes

    Quanto mais ele incomoda… mais eu tenho a certeza do meu voto… por muito tempo nos submetemos a esses corruptos safados no poder…
    ESSES FACÍNORAS FALAM EM LIBERDADE… DEMOCRACIA…
    EU QUERO É PODER SAIR NAS RUAS E VOLTAR EM SEGURANÇA…
    QUERO QUE MEUS FILHOS TENHAM UM PAÍS DECENTE PRA VIVER
    QUERO PAGAR IMPOSTOS E TER QUALIDADE NOS SERVIÇOS PÚBLICOS
    QUERO PODER TER A OPÇÃO EM COLOCAR MEU FILHO EM UMA BOA ESCOLA PÚBLICA E NÃO APENAS TER A OPÇÃO DE PAGAR POR UMA DEPOIS DE PAGAR TANTOS IMPOSTOS…
    QUERO QUE O POVO TENHA BONS HOSPITAIS…
    O PAÍS QUE EU QUERO PASSA LONGE DO QUE ESSE PAÍS SE TORNOU…
    BOLSONARO É O ÚNICO QUE NÃO COME NA MÃO DESSA RAÇA NOJENTA..
    POR ISSO ELE ASSUSTA…
    ELE PODE NÃO SER UM GENTLEMEN… MAS EU PREFIRO O MEU DIREITO DE CIDADÃ DO QUE FICAR ME PREOCUPANDO COM MIMIMI QUE A MÍDIA INVENTA… AUMENTA… DETURPA
    ACORDA BRASIL
    AINDA DÁ TEMPO
    MELHOR JÁIR SE ACOSTUMANDO KKKKKK
    OS COMENTÁRIOS SÃO HÁ DE MELHOR POR AQUI

  26. clebio bezerra

    Já vou tirar a minha conta do Itaú, sugiro que todos tirem, Natura nem pensar, querem continuar ganhando dinheiro do Brasil com juros altos e bilhões de lucros anuais. É melhor já ir se acostumando.

    1. Regina Montteiro Rosa

      Já não comprava produtos da natura, agora que nem compro mais, Itaú não uso mais essa conta, a Anitta foi obrigada a aderir com esses comunistas, porque sabem quem patrociná seus shows, a Natura, quero que estes artistas com medo de perder a Lei Rouanet vão a merda, e esses empresários vão juntos, estou andando e cagan…para eles.

  27. Adriana Saad

    A dona do Itaú dando apoio e esse manifesto? Por que não estou surpresa?
    Óbvio… o Itau teve um histórico de recorde em lucros desde sempre, principalmente 2012, 2013 e 2014 e continua.
    Uma pessoa do Itaú me disse que o melhor seria que o Lula ganhasse… eu pensei: “oi?!?”

    Mas agora dá pra entender.
    No dia que o pessoal parar de olhar o próprio umbigo, teremos eleições justas…

    1. Antes do início da campanha eleitoral foi feita uma pesquisa junto aos principais empresários do Brasil e o resultado foi que o presidenciável favorito deles era Lula. Já o mais rejeitado era o Jair. Deu na Veja.

  28. Paulo Roberto Zanetti

    Nunca vimos o uso da palavra Democracia tão vilipendiada. No Brasil, ser democrata é aceitar a imoralidade, a corrupção, os maus exemplos.. empresário nenhum se une contra os maus políticos, os maus juízes, os partidários do STF…a bucha fica conosco, o povo…A livre expressão é da democracia, mas em alguns casos é só puxar a brasa pra sua sardinha…

  29. Albert R. Carnier Guedes

    Estão tão preocupados com democracia quanto gato pra banho. São todos artistas e empresas que levam um por fora em acordos com o governo, sempre tiveram um toma-lá-dá-cá com PT, e outros partidos.
    O motivo de estarem contra Bolsonaro é claro: ele vai secar a fonte pra esses parasitas.

    1. Sem banqueiros e sem empresários nenhum político faz coisa alguma no capitalismo. A não ser que exproprie, estatiza. Mas aí tenderia ao comunismo ou socialismo.

  30. Thomas Rocha

    O que isso significa… Caetano e banco Itaú… natura o que eles fizeram… por que apoiar corruptos?? Alguem com tantas propostas boas para Brasil, que esta se expondo contra um sistema corrupto. Bosonaro é o unico que hoje mudar esse sistema corrupto que ninguem do povo quer…

  31. Lucas Alves dos Santos

    O outro lado da moeda essa mídia tendenciosa não mostra, também há muitos famosos apoiando Bolsonaro: https://www.youtube.com/watch?v=eIdlqVeGr9w

    1. Marlos Sulzbacher

      Isso mesmo, só mostra o lado em que ele apanha, que ninguém apoia ele… E o outro lado em que as pessoas fazem manifestações em grande massa? Cadê? O único que cada cidade do país tem carriata, acorda Brasil… Essa mídia é de esquerda, inclusive a Abril

  32. Ferreira Andre

    Tentativa desesperada de emplacar o Meirelles ou o Amoedo pro segundo turno. Duas crias do mercado financeiro. E Caetano, bem, esse daí só fala asneiras e defende presidiário

  33. Carlos Pimentel

    Isso nao é um ato contra a democracia é um ato contra bolsonaro esses artistas e banqueiros que mamaram durante anos,idiota é quem segue isso acorda povo ignorante #elesim

  34. Kkkkkkkkkkk #elesim
    Estao se cagando de medo cambada de comunista lixo
    E melhor Jair se acostumando kkkkkk

  35. Francisco Fagundes

    Ptistas e Cancerosos que dizem querer democracia e não querem perder a mamata da lei roanet que vai acabar, estão com medo da tributação dos ricos o foco de BOLSONARO.