Dilma tem 38%, Aécio 22% e Campos 8% dos votos, diz Ibope

Pesquisa do Ibope foi divulgada pelo Jornal Nacional, da Rede Globo

São Paulo – Depois do Datafolha, foi a vez do Ibope comprovar a liderança de Dilma Rousseff na corrida eleitoral deste ano. A presidente aparece com 38% das intenções de voto, segundo a pesquisa divulgada hoje pelo Jornal Nacional, da Rede Globo.

O seu principal concorrente, Aécio Neves (PSDB), aparece com 22% das intenções, enquanto Eduardo Campos (PSB) tem com 8%.

Segundo o Ibope, não há uma definição clara sobre um possível segundo turno, mas algumas simulações foram feitas pelo instituto.

Ao contrário do Datafolha, que aponta um empate na disputa, Dilma ganharia de Aécio com 41% das intenções de voto. O candidato tucano teria 33%, caso fosse na disputa contra a atual presidente.

Os votos brancos e nulos somaram 18% das intenções, enquanto 8% dos entrevistados não souberam responder.

Contra Eduardo Campos, Dilma também venceria com 41% dos votos, contra 29% do ex-governador de Pernambuco. Nesta disputa, os votos brancos e nulos foram 20% das intenções, enquanto 10% não souberam responder.

O Ibope entrevistou 2002 pessoas para a pesquisa, de sexta até ontem. O levantamento possui um nível de confiança de 95%, e uma margem de erro de 2%, para mais ou para menos.

Avaliação

O Ibope também apurou a avaliação do eleitorado do governo Dilma. A avaliação positiva se manteve estável em 31%, em relação ao mês de junho. Em abril esse número era de 34%.

Já os eleitores que avaliaram o governo como ruim ou péssimo foram 36%. Os que consideram o governo regular foram 36% dos entrevistados.

Sobre a maneira de Dilma governar, a avaliação do eleitorado foi mais negativa do que positiva. Metade dos entrevistados afirmou que desaprova, enquanto 44% aprovam.

Segundo o Ibope, a margem de erro da pesquisa é de 2%, para mais e para menos.

Texto atualizado com mais informações às 21h36min do mesmo dia.