Dilma fala que crescimento brasileiro foi revisado para 1,5%

Responsável pela apuração do PIB, o IBGE informou apenas que divulgará os indicadores do terceiro trimestre e eventuais revisões do PIB de trimestres anteriores

Brasília – A economia brasileira teve o crescimento do ano passado revisado para cima, disse a presidente Dilma Rousseff.

Em entrevista publicada hoje (26) pela versão em português do jornal espanhol El País na internet, ela declarou que o Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país) de 2012 foi reavaliado de 0,9% para 1,5%.

“Esta semana resolveram reavaliar o PIB. E o PIB do ano passado, que era 0,9%, passou para 1,5%. Nós sabíamos que não era 0,9%, que estava subestimado o PIB. Isso acontece com outros países também. Os Estados Unidos sempre revisam seu PIB”, destacou a presidente. Segundo ela, o Brasil crescerá mais neste ano, mas ainda não dá para saber o quanto a expansão será superior à de 2012.

Responsável pela apuração do PIB, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou apenas que divulgará, no próximo dia 3, os indicadores do terceiro trimestre e eventuais revisões do PIB de trimestres anteriores.

O número poderá ainda ser revisado novamente até novembro de 2014, quando o IBGE apresentará os números definitivos das contas nacionais de 2012.

No ano passado, o Brasil registrou o pior crescimento desde 2009. Influenciada pela crise econômica desencadeada pela crise dos empréstimos imobiliários nos Estados Unidos, a economia brasileira encolheu 0,3%.

Inicialmente, o IBGE informou que a queda tinha totalizado 0,6%, mas revisou o resultado dois anos mais tarde.