Dilma entrega máquinas para prefeituras no RS

Segundo Dilma, investimentos fazem parte do foco do governo em oferecer mobilidade urbana, transporte coletivo de qualidade e habitação e saneamento

Brasília – A presidente Dilma Rousseff entregou hoje (20), em Caxias do Sul (RS), as chaves de 28 motoniveladoras e 90 caminhões-caçamba a 118 municípios gaúchos.

No teatro da Universidade de Caxias do Sul, onde ocorreu a cerimônia, Dilma também participou do anúncio de investimentos de R$ 37 milhões do Programa de Aceleração de Crescimento, o PAC 2, em obras de pavimentação e qualificação de vias urbanas na cidade, para a integração do transporte coletivo e recuperação dos corredores de ônibus

“Queremos capacitar as cidades médias para que não tenham os problemas que as grandes cidades brasileiras têm”, disse a presidente, falando sobre o objetivo principal dos investimentos do PAC 2 em obras de mobilidade fora das grandes capitais.

Segundo Dilma, os investimentos fazem parte do foco do governo em oferecer mobilidade urbana, transporte coletivo de qualidade e habitação e saneamento à população do país.

Em relação às máquinas entregues às prefeituras das pequenas cidades, Dilma ressaltou que mais de 90% dos municípios do país têm até 50 mil habitantes, concentrando 83% de toda a produção agrícola nacional.

Até o fim deste semestre, o governo federal deve concluir a entrega de 18 mil equipamentos, entre retroescavadeiras, motoniveladoras e caminhões-caçamba.

“São as unidades da Federação mais frágeis e concentram parte significativa da população e da produtividade. Por isso, precisamos apoiar oferecendo instrumentos de gestão”, disse.

De acordo com o governo federal, as máquinas entregues hoje devem beneficiar uma população rural de aproximadamente 320 mil pessoas.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, disse que a doação às prefeituras é feita “com o objetivo de terem melhores condições de cuidar das estradas vicinais no interior”.

No início da manhã, a presidente deu o pontapé simbólico durante a visita inaugural à Arena Beira-Rio, um dos 12 estádios da Copa, em Porto Alegre.

Às 15h, Dilma participará da abertura da 30ª edição da Festa da Uva, no Parque de Eventos de Caxias do Sul. No fim da tarde, ela embarca para Roma, na Itália.

Nos próximos dias, Dilma Rousseff terá compromissos no Vaticano, entre eles uma reunião com o papa Francisco; e em Bruxelas, na Bélgica, onde participa da 6ª Cúpula Brasil-União Europeia.