Dilma encontra Cameron a dois dias da abertura dos Jogos

A visita da presidente coincide com o início de uma campanha internacional de promoção do país sede dos Jogos Olímpicos do Rio-2016

Londres – A presidente Dilma Rousseff conversou esta quarta-feira sobre Jogos Olímpicos e cooperação com o premier britânico, David Cameron, no primeiro ato oficial de sua visita ao Reino Unido para assistir à abertura das Olimpíadas de Londres 2012.

A visita da presidente coincide com o início de uma campanha internacional de promoção do país sede dos Jogos Olímpicos do Rio-2016.

“Os Jogos Olímpicos de 2016 são uma boa oportunidade para a cooperação e o desenvolvimento de relações em uma grande varidade de temas”, disse Cameron à presidente brasileira ao receber em sua residência oficial de Downing Street.

Dilma afirmou, por sua vez, que as Olimpíadas no Rio são “um desafio” para seu país e que esta visita era “uma boa chance para aprender”, elogiando a forma “brilhante” como o Reino Unido estava organizando o evento e recebendo todas as delegações.

Antes da reunião, que durou cerca de uma hora e após a qual não deram declarações, Dilma e Cameron posaram sorridentes para as câmeras em frente ao número 10 da Downing Street, onde tremula a bandeira olímpica.

Segundo o ministério brasileiro das Relações Exteriores, durante o encontro, os dois dirigentes deviam abordar temas como comércio, investimentos, educação, ciência e tecnologia.

O Brasil considera “estratégica” a cooperação com o Reino Unido na preparação dos Jogos do Rio, uma associação que abre as novas oportunidades comerciais para os dois países.

Em 2011, os intercâmbios entre Brasil e o Reino Unido alcançaram os 8,57 bilhões de dólares, o que representou um aumento de 10,2% com relação ao ano anterior.