Dilma embarca rumo à Europa

Presidente participará da Cúpula entre União Europeia e Brasil

Brasília – A presidente Dilma Rousseff embarcou neste sábado rumo a Bruxelas, seu primeiro destino de uma viagem de uma semana pela Europa no qual fará uma visita à Bélgica, Bulgária e Turquia, informaram fontes oficiais.

A presidente iniciará a agenda oficial de sua visita na segunda-feira em Bruxelas, onde também participará da Cúpula entre União Europeia (UE) e Brasil.

Dilma subiu a bordo do avião presidencial na Base Aérea de Brasília e realizará uma escala técnica em Natal antes de prosseguir para a Bélgica, onde deve chegar na tarde do domingo.

A presidente, que voltará ao Brasil no sábado dia 8, viajou acompanhada por uma grande delegação integrada, entre outros, pelos ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota; Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante; Cultura, Ana de Hollanda; Comunicações, Paulo Bernardo; e Comunicação Social, Helena Chagas.

Segundo a Presidência, Dilma se reunirá na segunda-feira com o primeiro-ministro belga interino, Yves Leterme, e participa de um jantar com o presidente do Conselho Europeu, Herman Von Rompuy, e com o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.

Na terça-feira participará da cúpula Brasil-UE, terá um almoço com o rei Alberto II e encerrará um seminário de negócios bilateral.

A cúpula entre o bloco europeu e o Brasil servirá para dar continuidade à associação estratégica iniciada em 2007 entre ambas as partes.

No âmbito econômico, está previsto que Dilma discuta com as autoridades europeias o impacto da crise econômica mundial.

A presidente participará também na cerimônia de abertura do festival cultural Europalia e assinará com o Governo da Bélgica acordos nos setores de transporte aéreo, ciência, tecnologia e inovação, políticas espaciais, cultura e turismo.


O Brasil é o quarto destino do investimento estrangeiro da UE, depois de Estados Unidos, Suíça e Canadá com um acumulado de mais de US$ 140 bilhões.

Após sua visita a Bruxelas, a presidente se deslocará para a Bulgária onde na quarta-feira e quinta-feira se reunirá com as principais autoridades do país, assinará acordos comerciais e educativos, e se deslocará à cidade de Gabrovo, o lugar de nascimento de seu pai e onde será recebida por familiares.

Finalmente, a presidente viajará para Ancara, onde na sexta-feira se reunirá com o presidente turco, Abdullah Gül, e com o chefe do Governo desse país, Recep Tayyip Erdogan.