Marina ainda é a favorita no 2º turno, diz Ibope

Segundo pesquisa Ibope, Dilma Rousseff aparece com 37% das intenções de voto e Marina com 33%. Aécio Neves perdeu quatro pontos em uma semana

São Paulo – Em uma semana, a presidente Dilma Rousseff (PT) conseguiu subir três pontos na pesquisa de intenções de votos do Ibope e está com 36% no primeiro turno.

A arrancada, contudo, não foi suficiente para livrar a candidata à reeleição do empate técnico com Marina Silva (PSB) – que ficou com 33% das intenções de voto. As informações são do jornal Estado de São Paulo

Marina, por sua vez, cresceu quatro pontos. Há uma semana, ela aparecia com 29% das intenções de voto. Já Aécio Neves (PSDB) caiu para 15% – quatro pontos a menos do que o registrado na sondagem do Ibope. 

Na simulação do segundo turno, a candidata do PSB segue como favorita. Segundo o levantamento, ela fecharia o pleito com 46% dos votos contra 39% de Dilma. Na semana passada, a proporção era de 45% a 36% – respectivamente.

Dos outros candidatos ao Planalto, apenas o Pastor Everaldo (PSC) pontuou 1%. Votos brancos e nulos continuam em 7% e o percentual de eleitores indecisos caiu para 5%. 

Apesar da constatação, na última sexta-feira, de que o Brasil entrou em recessão técnica, os níveis de aprovação à gestão de  Dilma cresceram desde a última pesquisa. Segundo o levantamento, o número de eleitores que consideram o governo da presidente como ótimo ou bom subiu para 36%. Ao mesmo tempo em que a taxa de quem afirma que o governo é ruim ou péssimo regrediu para 26%.  

No mesmo período, as taxas de rejeição à presidente também retrocederam de 36% para 31%. A rejeição a Marina, por sua vez, aumentou de 10% para 12%, segundo o levantamento. 

O levantamento foi feito entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro. Ao todo, foram entrevistadas 2.506 pessoas em 175 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.