Dilma e Barbosa estão em lista de líderes do EL País

Além deles, primeira mulher a comandar uma UPP também aparece na lista

São Paulo – Dos 13 líderes ibero-americanos mais importantes de 2012, três são brasileiros, segundo lista publicada neste domingo pelo jornal espanhol El País. Além da presidente Dilma Rousseff e do presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa, a policial militar Priscilla de Oliveira Azevedo, primeira mulher a comandar uma UPP no Rio, também integra a lista. 

A popularidade da presidente dentro e fora das fronteiras brasileiras é ressaltada pela publicação. No entanto, a reportagem pondera que “em 2012, o ‘boom’ do Brasil se converteu em um crescimento econômico anêmico”, mas que Dilma está tomando as medidas necessárias para mudar esta sina. 

A reportagem afirma ainda que Joaquim Barbosa iniciou uma nova era na hsitória judicial brasileira. “Sua história de superação e seu profundo senso de justiça servem hoje de inspiração para as novas gerações de brasileiros”, afirma a publicação. 

Apesar de errar o nome da policial militar Priscila, El País a descreve como um mito. Atualmente, a primeira mulher a comandar uma UPP tem 120 policiais sob seu comando. 

O juiz espanhol Bartasar Garzón, o presidente do México Enrique Peña Nieto e o presidente da Colômbia Juan Manuel Santos também estão na lista.