Dilma abre vantagem sobre Marina, diz Datafolha

Na pesquisa, a petista aparece sete pontos à frente da adversária no 1º turno

São Paulo – A presidente Dilma Rousseff (PT) abriu uma vantagem de sete pontos sobre Marina Silva (PSB) no primeiro turno, mostra pesquisa Datafolha publicada nesta sexta-feira pelo jornal “Folha de S. Paulo”. A petista aparece com 37% dos votos enquanto sua adversária tem 30%. No último levantamento, as duas candidatas estavam tecnicamente empatadas. Em terceiro lugar, Aécio Neves (PSDB) tem 17% das intenções de voto.

No segundo turno, a diferença entre as duas candidatas diminuiu e Dilma se aproxima da ex-senadora com 44% contra 46%, o que ainda representa empate técnico.

Em um cenário de segundo turno entre Dilma e Aécio, a petista aparece com 49% contra 39% do tucano.

Rejeição

O revés acontece após uma campanha promovida por Aécio e Dilma contra a ex-ministra do Meio Ambiente. Nas propagandas, Marina foi acusada de se aliar aos banqueiros e de não cumprir os mandatos até o final.

A rejeição contra Marina também aumentou. No levantamento, 22% dos entrevistados dizem que não votariam dela de jeito nenhum. O percentual era de 18% na última pesquisa. Pela primeira vez, o índice supera o de Aécio, que aparece com 21%. Já Dilma tem a maior taxa de rejeição (33%).

O levantamento foi feito nesta quarta e quinta com mais de 5 mil entrevistados.