Defesa apela ao STJ para tentar adiar depoimento de Lula a Moro

Depoimento está marcado para esta quarta-feira na Justiça Federal, em Curitiba

São Paulo – A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez nesta terça-feira uma ofensiva ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para impedir que o petista tenha que prestar depoimento ao juiz Sérgio Moro na quarta-feira.

Os advogados de Lula impetraram três habeas corpus no STJ para reverter decisões tomadas pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Eles querem que a corte considere Moro suspeito para julgar a ação penal, que haja a suspensão do depoimento do ex-presidente na quarta-feira para que possa haver a análise de toda a documentação do caso e ainda permita que uma equipe independente possa gravar a fala dele ao juiz.

Os pedidos foram apresentados no final da tarde desta terça-feira, a partir das 17h40, e distribuídos ao ministro Felix Fischer, relator da operação Lava Jato no tribunal. Fischer poderá, por exemplo, conceder liminar para suspender a audiência.

O depoimento do ex-presidente a Moro está marcado para as 14h da quarta-feira na 13ª Vara Federal em Curitiba e, mesmo antes de ocorrer, já é marcado pelos temores de tensões entre apoiadores do juiz e de Lula. Um forte esquema de segurança foi montado no local e o atendimento ao público será suspenso.

Mais cedo, o  juiz federal Nivaldo Brunoni, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4),  rejeitou pedido liminar da defesa do petista para suspender a ação penal e o interrogatório do ex-presidente.

“Não há razão para o deferimento de suspensão do interrogatório do paciente e sobrestamento da ação penal”, afirmou o magistrado.

Nivaldo Brunoni pontuou que “não pode passar despercebido que o interrogatório do réu, ato comum a qualquer ação penal, ganhou repercussão que extrapolou a rotina da Justiça Federal de Curitiba/PR e da própria municipalidade”.

Com informações da Reuters e Estadão Conteúdo.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. sidney abreu

    Bateu o desespero…….

  2. Aurisfran feitosa de oliveira

    O desespero dos causidicos de Luladrão em adiar seu depoimento ao Juiz Sérgio Moro expõe aquilo que o cidadão Luís Inácio é na realidade: um FALASTRÃO, um enganador, um embuste, um COVARDE!!! É DE DAR PENA PENSAR QUE HÁ PESSOAS QUE TANTO O SEGUEM COMO (AINDA) O IDOLATRAM… COITADO DO BRASIL!!!

  3. José Honôrio Ferreira

    porque os advogados do LULA estão com medo do depoimento?que não deve não teme,eu já vi caso que o juiz manda prender na hora.mais o LULA tem bons advogados,que sabem fazer a manobra.fica frio LULA LÀ….