Curitiba supera São Paulo em ranking e é cidade mais inteligente do Brasil

Ranking Connected Smart Cities 2018 avaliou 700 cidades brasileiras em 11 categorias

São Paulo – Depois de dois anos com São Paulo no topo do ranking, Curitiba conquistou o primeiro lugar no Ranking Connected Smart Cities 2018, que mede o potencial de desenvolvimento das cidades brasileiras em diversas áreas como mobilidade, urbanismo, segurança e educação.

O ranking foi desenvolvido pela Urban Systems e pela empresa Sator e mede a “inteligência” da cidade como um nível de conectividade: todos os setores da cidade, seus projetos e desenvolvimentos, interligados.

Depois de Curitiba e São Paulo, vêm Vitória, Campinas e Florianópolis.

Confira o top 10:

Ranking Connected Smart Cities 2018: resultados mostram Curitiba como a mais inteligente do Brasil Ranking Connected Smart Cities 2018: resultados mostram Curitiba como a mais inteligente do Brasil

Ranking Connected Smart Cities 2018: resultados mostram Curitiba como a mais inteligente do Brasil (Ranking Connected Smart Cities/Divulgação)

700 cidades entraram no estudo e foram avaliadas nos indicadores Economia, Governança, Empreendedorismo, Educação, Segurança,  Saúde, Tecnologia e Inovação, Energia, Meio Ambiente, Urbanismo, e Mobilidade e Acessibilidade.

Curitiba ficou em primeiro lugar no geral, mas cada indicador teve o seu vencedor. A cidade ficou em primeiro no quesito Governança. São Paulo ficou em primeiro nos quesitos Mobilidade & Acessibilidade e Urbanismo.

Em 2015, na primeira edição do estudo, o primeiro lugar ficou com o Rio de Janeiro. Em 2016 e 2017, São Paulo foi eleita a cidade mais inteligente.

Confira os vencedores de cada ano e categoria:

Ranking Connected Smart Cities 2018: resultados por ano e categoria Ranking Connected Smart Cities 2018: resultados por ano e categoria

Ranking Connected Smart Cities 2018: resultados por ano e categoria (Urban System/Divulgação)