Consumidor que gasta muita água pode pagar taxa extra em SP

Segundo jornal, Alckmin negocia com prefeitos paulistas para anunciar sobretaxa junto com pacote de multas para casos explícitos de desperdício.

São Paulo – O governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) quer cobrar uma taxa extra dos consumidores que têm gastado mais água no último período. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.

Segundo o jornal, Alckmin negocia com prefeitos paulistas para que esta cobrança seja anunciada junto com um pacote de multas para casos explícitos de desperdício, como lavagem de calçada.

Enquanto a sobretaxa para os “gastões” depende do governo do estado, as multas dependem de decisão das prefeituras. O objetivo de anunciar as duas medidas juntas é dividir o ônus político.

Ainda de acordo com a reportagem, um quarto das residências atendidas pela Sabesp tiveram aumento no consumo de água durante a atual crise de abastecimento. São esses os consumidores que podem ser cobrados a mais pelo governo.

A sobretaxa a esses consumidores chegou a ser anunciada pelo governador em abril deste ano. No entanto, Alckmin voltou atrás às vésperas da campanha eleitoral.