COI inicia inspeção ao Rio com reunião a portas fechadas

Comitê Olímpico Internacional permanecerá na capital fluminense até sexta-feira para coordenar os trabalhos pendentes na organização do evento

Rio de Janeiro – O Comitê Olímpico Internacional (COI) iniciou nesta quarta-feira a sexta inspeção ao Rio de Janeiro, sede dos Jogos de 2016, que tem por objetivo coordenar os trabalhos pendentes na organização do evento.

A comissão de coordenação da entidade realizou reunião a portas fechadas com o comitê organizador local. O grupo permanecerá na capital fluminense até a próxima sexta-feira, quando acontecerá uma entrevista coletiva.

O primeiro evento-teste para os Jogos, de acordo com calendário aprovado hoje pelo COI, será uma prova de vela, que será realizada em agosto na Baía de Guanabara. A programação seguirá entre julho de 2015 e maio de 2016.

A comissão também confirmou as sedes do futebol: São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Salvador, além de Rio, todas sedes da Copa do Mundo, que já faziam parte da candidatura da capital fluminense.

Antes da reunião com COI e COL, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou a jornalistas que solicitará ao COI mudança no local dos alojamentos de árbitros e jornalistas. Inicialmente, as instalações seriam na zona portuária, mas deverão passar para as proximidades do Parque Olímpico.

A mudança, segundo o prefeito, representaria economia de R$ 100 milhões de reais.