COI acredita que Rio 2016 progrediu muito nos últimos meses

Felli considerou que a "aceleração" do projeto olímpico do Rio é um "bom sinal" e manifestou total confiança no êxito desses Jogos Olímpicos

Rio de Janeiro – O diretor-executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) para os Jogos Olímpicos, Gilbert Felli, afirmou nesta quarta-feira que a organização do Rio de Janeiro para 2016 apresentou “muitos progressos” nos últimos meses.

Felli considerou que a “aceleração” do projeto olímpico do Rio é um “bom sinal” e manifestou total confiança no êxito desses Jogos Olímpicos, em entrevista coletiva durante a apresentação do relatório oficial de Londres 2012, perante os organizadores dos próximos Jogos Olímpicos.

Durante os encontros, que começaram na sexta-feira, estiveram presentes representantes da organização do Rio 2016, das futuras sedes dos Jogos de Inverno – Sochi (Rússia) e PyeongChang 2018 (Coreia do Sul) – e das três candidatas a sediar os Jogos de 2020: Madri, Istambul e Tóquio.

A diretora do COI para Rio 2016, Nawal el Moutawakel, concordou com Felli ao especificar que a cidade brasileira está em um “bom caminho”, mas alertou que, “da mesma forma que ocorreu com Londres”, os organizadores deverão “maximizar o tempo” que resta para obter bons resultados.

Nawal assinalou que o COI e os organizadores do Rio 2016 estão “no mesmo barco” e ambos compartilham interesse no bom resultado dos Jogos.

O responsável do COI para Londres 2012, Denis Oswald, explicou que as principais chaves de êxito da capital britânica foram “a clara visão e ótima dinâmica” que foram mantidas desde a época da candidatura, a ótima participação do público e o “forte legado” que os Jogos deixaram a nível esportivo e de transformação urbana.

O responsável dos Jogos do Rio 2016 e presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, reiterou que não é possível fazer comparações com as sedes dos Jogos e admitiu que o Rio terá “acertos e aspectos que se podem melhorar” a organização.

A apresentação do relatório oficial de Londres 2012 começou na sexta-feira passada e serviu para discutir aspectos técnicos da organização dos Jogos, incluindo aspectos como segurança, transporte e venda de entradas.