Corinthians x Palmeiras: quem tem o melhor estádio?

Veja como se comparam Arena Corinthians e Allianz Parque, os estádios de Corinthians e Palmeiras inaugurados em 2014

São Paulo – Nos últimos 6 meses, a cidade de São Paulo ganhou duas novas casas do futebol. Corinthians e Palmeiras inauguraram seus novos estádios para a alegria dos torcedores: a Arena Corinthians e o Allianz Parque.

Além de serem palco para os jogos de seus times, os estádios também já sediaram eventos internacionais. A Arena Corinthians virou Arena São Paulo para receber seis jogos da Copa do Mundo 2014

Já o Allianz Parque teve seu gramado coberto para receber os milhares de fãs do beatle Paul McCartney em sua passagem por São Paulo. 

No entanto, quando se fala de Palmeiras e Corinthians, é impossível deixar a rivalidade de lado. Agora de casa nova, torcedores dos dois times vivem comparando um estádio ao outro, na tentativa de descobrir qual é o melhor.

A verdade é que as duas novas arenas têm características bem parecidas e padrões elevados de qualidade. Veja a seguir a comparação:

Custo

(Ricardo Stuckert/CBF)

Arena Corinthians: segundo o clube, a obra custou 985 milhões de reais. Deste montante, 400 milhões de reais foram financiados pelo BNDES que serão pagos pelo Corinthians a partir de 2015. 

Os demais recursos são oriundos de outros empréstimos (R$ 165 milhões) assumidos pelo Fundo de Investimento Imobiliário, além dos R$ 420 milhões de CIDs (Certificados de Incentivos de Desenvolvimento) – incentivos fiscais concedidos pela Prefeitura de São Paulo. 

Além disso, o clube gastou ainda 90 milhões de reais em obras necessárias para adaptar o estádio para a Copa do Mundo. 

Allianz Parque: segundo a WTorre, que bancou o estádio, a obra custou 630 milhões de reais. O montante inclui também as obras no prédio da administração e nas quadras poliesportivas do clube. Em troca, a WTorre terá o direito de explorar comercialmente a arena por 30 anos. 

Naming Rights

(Divulgação/ Allianz Parque)

Arena Corinthians: o clube ainda não conseguiu fechar nenhum acordo, mas segue buscando. 

Allianz Parque: a WTorre fechou um acordo com a seguradora Allianz que pagará 300 milhões de reais por 20 anos de exposição.

Tamanho e capacidade
 

(Friedemann Vogel/Getty Images)

Arena Corinthians: o estádio tem 190 mil m² de área construída e tem capacidade para receber 48 mil pessoas. Não são todos os lugares que têm cobertura. 

Allianz Parque: a casa palmeirense tem 140 mil m² de área construída e pode receber até 43,6 mil pessoas em cadeiras cobertas. 

Camarotes

(Divulgação/ Allianz Parque)

Arena Corinthians: 89 unidades.

Allianz Parque: 160 unidades.

Acesso 

(Beatriz Souza/ EXAME.com)

Arena Corinthians: o acesso ao estádio pode ser feito por duas estações de metrô (Arthur Alvim e Corinthians-Itaquera) ou pela estação Corinthians-Itaquera da CPTM, que abriga também um terminal de ônibus. De todos os jeitos, o torcedor tem que caminhar cerca de 800 metros até as entradas do estádio.

Allianz Parque: a estação de metrô mais próxima ao estádio é a Palmeiras/Barra Funda que está a 800 metros da arena. A estação tem também um terminal de ônibus e uma estação da CPTM.

Estacionamento

(Divulgação/ Allianz Parque)

Arena Corinthians: 2.549 vagas.

Allianz Parque: 2.000 vagas.

Campo

(Reuters/Tony Gentile)

Arena Corinthians: 105 metros de comprimento por 68 metros de largura – padrão Fifa. A distância entre o campo e as arquibancadas é de 9 metros. 

Allianz Parque: 105 metros de comprimento por 68 metros de largura – padrão Fifa. A distância entre o campo e as arquibancadas é de 14,6 metros.