Ciro irá bem, mas não ameaça vaga de Haddad no 2º turno, avalia Eurasia

Para consultoria, só o colapso da candidatura de Fernando Haddad daria a Ciro Gomes alguma chance de ir para o 2º turno

São Paulo – O candidato à presidência do PDT, Ciro Gomes, estava em terceiro nas pesquisas eleitorais divulgadas neste final de semana e em primeiro entre os “Assuntos Quentes” no Twitter na manhã desde domingo, 7 de outubro. Apesar dos números e das manifestações nas redes sociais, contudo, Ciro não deve avançar para o 2º turno das eleições 2018 na avaliação da consultoria Eurasia.

A consultoria divulgou suas análises preliminares do cenário eleitoral do Brasil para o 1º turno na última sexta-feira. De acordo com o relatório, a estimativa é a de que Ciro registre uma boa votação, mas não boa o suficiente para avançar rumo ao 2º turno e desbancar o petista Fernando Haddad da disputa.

“Haddad tem uma base leal de apoio, composta basicamente de pessoas que se identificam com o PT espontaneamente”, explicaram os analistas, “está muito difícil para o Ciro conseguir chegar ao 2º turno. Teríamos que ver um colapso do apoio ao petista e não estamos vendo sinais de que isso está acontecendo”, continuaram.

Eleições 2018

Os principais candidatos à presidência (Jair Bolsonaro, do PSL, Fernando Haddad, do PT, e Ciro Gomes, do PDT) já compareceram às urnas para votar. Na última pesquisa DataFolha, divulgada na noite de sábado, Bolsonaro registrava 40% das intenções de voto, sem contar eleitores que pretendem votar em branco ou nulo, ou estão indecisos, ante 25% do candidato do PT. Ciro, por sua vez, registrava 15% das intenções de voto.

Veja também

A votação para as eleições 2018 começou em todo o país às 08h (horário de Brasília). Às 10h da manhã (horário de Brasília), as urnas se encerraram em ao menos 17 países. Mais de 147 milhões de brasileiros estão aptos a votar para escolher presidente da República, os governadores de 26 estados e do Distrito Federal, 54 senadores, 513 deputados federais, 1.035 deputados estaduais e 24 deputados distritais.