Ciro Gomes vai para 2º turno com Bolsonaro, diz BTG Pactual

Pesquisa do BTG foi feita após Jair Bolsonaro ser esfaqueado e já exclui o nome de Lula dos cenários eleitorais

São Paulo – Nova pesquisa eleitoral do BTG Pactual divulgada hoje (10) mostra Jair Bolsonaro e Ciro Gomes indo para o segundo turno das eleições 2018. Bolsonaro (PSL) tem 30% das intenções de voto, enquanto Ciro (PDT) tem 12%.

Atrás deles, vêm três empatados: Marina Silva, Geraldo Alckmin e Fernando Haddad, cada um com 8% de intenção de voto.

A pesquisa foi feita nos dias 8 e 9 de setembro (após Bolsonaro ser esfaqueado, portanto). Na última pesquisa do BTG, do dia 3, Bolsonaro aparecia com 26%.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa já exclui o ex-presidente Lula, preso em Curitiba, de se apresentar como candidato do PT. Antes, Lula e Haddad ainda eram citados em diferentes cenários apresentados aos entrevistados. Agora, só o nome de Haddad aparece.

No 1º turno

Jair Bolsonaro – 30%

Ciro Gomes – 12%

Marina Silva – 8%

Geraldo Alckmin – 8%

Fernando Haddad – 8%

João Amoêdo – 3%

Alvaro Dias – 3%

Henrique Meirelles – 3%

Guilherme Boulos – 1%

Marina rejeitada

A candidata da Rede Marina Silva aparece como a mais rejeitada, citada por 64% dos entrevistados quando perguntados “em quem não votariam de jeito nenhum”. Geraldo Alckmin vem logo atrás, com 61% de  rejeição.

Os primeiros colocados na pesquisa também têm alta taxa de rejeição: 51% responderam que não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum. Outros 51% também disseram isso de Ciro Gomes.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Marcia Candido

    Não acho que esses numeros representem de fato o cenário que teremos em Outubro. Até lá temos muito debate de propostas pela frente. Assim que o eleitor parar pra pesquisar o plano de governo e o histórico de trabalho dos candidatos esse cenário vai começar a mudar. Eu já fiz tudo isso e escolhi Alckmin para presidente.

  2. Renato Itagyba

    Concordo com a Marcia Candido.
    Provavelmente estes números mudem bastante em 4 semanas.
    O melhor candidato é Geraldo Alckmin, disparado e sem dúvida.
    Acredito que Alckmin consiga unir o Brasil e derrotar a extrema direita no 2º turno.

    1. Rubens Martins Ferreira Junior

      O Alkmin não consegue nem mesmo unir o próprio PSDB! Não consegue apoio de ninguém pois todos os comparsas difarçados de “Centrão” já o abandonam! Além disso a militância desesperada ainda insiste em classificar a Direita com a ridicúla falácia de “extrema direita”! Caiam na real porque essa bobagem só reflete o discursinho fracassado de quem perdeu o rumo!

    2. Votar em Alckmin é votar no governo atual. Os mesmos partidos, os mesmos nomes, tudo igual. Seria como tirar o Temer e colocar o Alckmin mantendo exatamente a mesma estrutura que temos atualmente. Tanto isso é verdade que todos os partidos de sustentação ao governo Temer estão com Alckmin. Bolsonaro tem mais do que os 30% mostrados. Deve vencer no primeiro turno.

  3. Bruno Vieira

    Pesadelo esses comentários anteriores pedindo o santo merendeiro presidente.Jamais voto em quem tem historico de corrupção e é envolvido com corruptos do centrão! Não muito obrigado! Bolsonaro Presidente 17. Muda Brasil de Verdade!

    1. É bom que não apareça agora o verdadeiro percentual senão os ataques ampliam demasiadamente antes da hora mas fique tranquilo, uma semana antes da eleição ele terá mais de 50% dos votos válidos. Os demais candidatos são mais do mesmo. Ciro e Marina é a mesma coisa. Alckmin é o governo Temer com outro nome e o resto é nanico. Bolsonaro será eleito.

  4. Juscelino Silva

    Sim, também concordo com vcs, este cenário ainda vai mudar. Bolsonaro no 1º turno.

  5. Frank Santos

    Considero Ciro Gomes o mais preparado para governar o Brasil: experiência, competência, inteligência, ficha limpa, tolerância e sensibilidade com os mais pobres.
    #Ciro12

    1. Hellison VdS

      Onde q vc viu isso. O que eu vejo em um sujeito que esconde suas personalidades ruins atras de uma tolerância e pacividade falsa. E só vc cutucar um pouquinho que ele fica raivoso… Vc não ver os chingamento, o tom de voz autoritário como se estivesse acima de todos… Imagina se ele for presidente. Temos que ter cuidado e com esses candidatos que falam mancinho, demagogicamente com discurso de amor e florzinha… Esses sim são lobos disfarçados de ovelhas. Qualificar alguém por que fala bem, ou que demonstra calma e tolerância não significa nada. ou mentira e demagogia não existe pra vc.

  6. Frank Santos

    Um segundo turno entre Ciro Gomes e Bolsonaro, o despreparo do candidato de direita ficará mais evidente. E Ciro vencerá por uma grande diferença de votos.
    #Ciro12

    1. Marcello Lima

      Lamento amigo, Coronel Ciro e sua latifundiária Katia Abreu, exterminadora de índios, não ficar pra trás.

    2. Vão ficar pra trás.

    3. 90% da população entende que o processo de impeachment foi absolutamente legal. Ciro o trata como golpe portanto pertence à minoria. Não tem chance alguma de vencer a eleição. Tem menos ainda do que o Alckmin.

  7. Luciano Dias da Silva

    Surpreendentes os números de rejeição: se estiverem corretos, as chances de Bolsonaro vencer no segundo turno aumentam consideravelmente…

  8. André Fehrenbach

    Geraldo tem tudo para vencer as eleições tudo depende das alianças e construção ao seu nome.

  9. João Rinoceronte

    Geraldo Alckmin é a pessoa certa, é competente e honesto e reduz privilégios e tem um olhar voltados para os que mais precisam do governo, Geraldo é médico Geraldo é humano, Geraldo é cabeça e coração!

  10. Filemon Carvalho

    Que bom que só vence no Ibope e no datafolha, por que nos votos o Bolsonaro ganha de todos no 1 turno.

  11. EDUARDOTEIXEIRA KULL

    Está muito difícil, horrível mesmo, escolher candidato este ano, em geral. Neste caso específico, é a escolha entre o ruim e o pior. Fora a atitude furiosa, preconceituosa de Bolsonaro, sua visão de país é frouxa, indefinida, sem rumo. Ciro, que também exagera na atitude “aquilo roxo”, em grande medida, traz o mesmo tipo de proposta populista, que sempre dão errado, ou invencionices que são basicamete, aquelas que aleijam a ordem vigente, arrebentam sistemas conhecidos, que dão previsibilidade à economia, etc.

  12. Rodrigo Siqueira

    #partiuportugal