As cidades que terão 2º turno neste domingo; PSDB lidera disputas

Entre os 57 municípios que terão eleições neste domingo, PSDB é o partido com mais candidatos que ficaram em primeiro lugar no primeiro turno

São Paulo — Neste domingo (30), 57 cidades brasileiras vão realizar o segundo turno das eleições para definir quais candidatos vão ocupar os cargos de prefeito e vice-prefeito no próximo ano. Desse total, haverá segunda votação em 18 capitais e 39 municípios.

De acordo com  a legislação, só participam do segundo turno as cidades com mais de 200 mil habitantes que não tenham definido no primeiro turno um vencedor com mais da metade dos votos válidos (50%+1).

O partido com mais candidatos disputando o segundo turno é o PSDB, com 19 concorrentes ao cargo de prefeito. A legenda é também a que mais possui candidatos às capitais neste segundo turno: oito, no total.

A segunda sigla com mais candidatos neste domingo é o PMDB, com 15 concorrentes —  seis deles em capitais, atrás do PSB, que tem dez candidatos a prefeito, mas apenas três deles em capitais.

Na liderança da disputa, o dia de hoje será decisivo para o PSDB. Isso porque, com as vitórias em 792 municípios no primeiro turno – incluindo São Paulo, o maior colégio eleitoral do país -, o partido está agora perto de se tornar a sigla que comana o maior eleitorado nas prefeituras brasileiras.

Essa vitória pode também aumentar o cacife da legenda para as disputas presidenciais e estaduais em 2018.

O recorde histórico em eleições municipais é do PMDB, que, em 2008, venceu as eleições em 1.202 municípios e passou a governar para 28,6 milhões de eleitores entre 2009 e 2012.

O PSDB já tem confirmado 26,8 milhões eleitores sob sua administração a partir de 2017, resultado das vitórias no primeiro turno. Portanto, para superar a marca do PMDB precisaria ganhar neste domingo em municípios que, somados, tenham mais de 1,8 milhão de eleitores.

Nas 57 cidades com eleições neste domingo, o PSDB é o partido com mais candidatos que saíram do primeiro turno como favoritos: são 13, no total. O PMDB aparece em segundo lugar, com 11 concorrentes na liderança das disputas.

Considerando as oito capitais em que há candidatos do PSDB, em sete delas os candidatos da sigla foram os mais votados no primeiro turno. Se vencer apenas em Belo Horizonte, por exemplo, onde o candidato tucano João Leite lidera a disputa, o partido já “levaria” mais 1,9 milhão de eleitores.

Perfil de cidades

O Sudeste é a região com mais cidades realizando o segundo turno neste domingo: em São Paulo são 13 municípios, no Rio de Janeiro são oito (incluindo a capital), em Minas Gerais e no Espírito Santo há quatro cidades cada (nos dois estados, as capitais também terão segundo turno).

Sul e Nordeste aparecem com dez cidades cada, enquanto Norte e Centro-Oeste concentram quatro municípios cada.