Carros novos terão placa do Mercosul em 2016; veja fotos

Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apresentou novas placas nesta quinta-feira. Modelo passa a valer a partir de janeiro de 2016

São Paulo – A partir de janeiro de 2016, os veículos novos do Brasil serão obrigados a adotar a versão nacional da placa padrão do Mercosul, que foi divulgada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) nesta quinta-feira.

Além do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela também adotarão o novo modelo.

As novas placas terão fundo branco, quatro letras e três números. A margem superior será azul e terá o emblema do Mercosul à esquerda. No centro, ficará o nome do país. As bandeiras nacional, do estado e do município ficarão à direita.

Além disso, o novo modelo terá linhas horizontais e marcas d´água com o logo do Mercosul, que serão gravadas na película refletiva.

A categoria dos veículos será indicada pela cor da combinação alfanumérica: particular (preta), comercial/aprendizagem (vermelha), oficial (azul), experiência (verde), diplomático (dourado) e colecionador (prateado). 

Segundo nota divulgada pelo Ministério das Cidades, a medida é uma estratégia para coibir a clonagem de placas de veículos – considerada elevada no Brasil. “A placa de identificação veicular é um documento, portanto, deve conter dispositivos para dificultar a sua falsificação ou produção clandestina”, afirma a nota. 

A regra valerá apenas para os veículos novos, transferidos de município e com troca de categoria. Para veículos já emplacados, a troca é opcional. 

O modelo de placas para veículos será de 40 cm por 13 cm. Veja: 

Reprodução/Denatran

Já o padrão para motocicletas será de 20 cm por 17 cm. Veja: 

Reprodução/Denatran