Brasileiros têm alta aderência ao autoritarismo

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública desenvolveu um índice de tendência ao autoritarismo, com base nas respostas a perguntas feitas aos entrevistados

O medo da violência e o apoio ao autoritarismo parecem estar mais relacionados do que se pensava. O relatório “Medo da Violência e o Apoio ao Autoritarismo no Brasil”, publicado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, revelou que a sociedade brasileira acredita nas soluções autoritárias porque vive, em sua maioria, sob um regime de repressão e violência.

A organização desenvolveu um índice de tendência ao autoritarismo, com base nas respostas a perguntas feitas aos entrevistados – e que foram desenvolvidas com base na Escala F, conceito de Theodor Adorno desenvolvido na década de 1950 para categorizar posicionamentos fascistas.

O estudo partiu das dimensões “Convencionalismo” (que é o indivíduo que segue os termos convencionais e padronizados), “Submissão à autoridade” (em que o indivíduo contribui para a antidemocracia com ideias moralizadas) e “Agressividade autoritária” (em que o indivíduo se opõe ao que é difícil de ser compreendido), que foram estabelecidas pelo filósofo alemão.

Para o Fórum, os altos índices de propensão ao autoritarismo, em todas as classes sociais, revela que mesmo com as políticas públicas e as ações de direitos humanos, a sociedade brasileira ainda enxerga no poder autoritário a solução para a criminalidade e outras questões morais e sociais. Embora sejam questões mais debatidas e aceitas pela população, as questões de gênero e a desigualdade ainda apresentam altos índices de preconceito e intolerância. Abaixo, mais detalhes sobre o estudo.

Veja também
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s