Brasileiro vai pagar R$6,7 mil de impostos em 2010

Estudo do IBPT mostra que o ICMS é o tributo que mais contribui na arrecadação, que chegou a R$ 1 trilhão nesta terça-feira

São Paulo – Nesta terça-feira (26/10), a arrecadação tributária no Brasil em 2010 chegou a um trilhão de reais, segundo informações do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). De acordo com a entidade, cada brasileiro pagou até agora 5,2 mil reais em impostos. Até o fim do ano, é esperado que essa quantia suba para 6,7 mil reais.

A marca foi registrada pelo Impostômetro, um painel eletrônico instalado na cidade de São Paulo que registra em tempo real os impostos pagos no país.

Pelo terceiro ano consecutivo a arrecadação chega a esta marca. Em 2009, os três poderes tiveram uma receita proveniente de impostos de 1,095 trilhão de reais.

Para 2010, a previsão do IBPT é que a cifra chegue a 1,27 trilhão. Isto significa um crescimento real de 12% no volume arrecadado.

Um estudo elaborado pelo IBPT mostra que, individualmente, o tributo de maior arrecadação é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que contribui com 21,47% do total.

Em segundo lugar vem a participação do Imposto de Renda (16,60%), seguida pela da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), com 10,93%.