Brasil segue em 79ª no ranking de desenvolvimento humano da ONU

Entre 1990 e 2017, a taxa anual de crescimento do IDH do Brasil foi de 0,81%, mas este é o terceiro ano que o país não sobe no ranking

(Reuters) – O Brasil apresentou ligeira melhora no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em 2017, mas permaneceu pelo terceiro ano consecutivo na 79ª posição do ranking do Programa das Nações Unidas (Pnud), divulgado nesta sexta-feira.

Em relação ao ano de 2016, o IDH do Brasil subiu 0,001, chegando ao valor de 0,759, mas a pequena melhora não foi suficiente para retirá-lo da 79ª posição do ranking de 189 países, onde está desde 2015.

Na América do Sul, Chile, Argentina, Uruguai e Venezuela apresentam IDH superior ao do Brasil, que é o 5º país com maior IDH da região.

Entre 1990 e 2017, a taxa anual de crescimento do IDH do Brasil foi de 0,81%, mas este é o terceiro ano que o país não sobe no ranking.

O Relatório de Desenvolvimento Humano apontou ainda que nesse mesmo período, os brasileiros ganharam 10,4 anos de expectativa de vida e viram a renda aumentar 28,6 por cento, enquanto na educação, a expectativa de anos de escolaridade para uma criança que entra no ensino em idade escolar aumentou 3,2 anos e a média de anos de estudos de adultos com 25 anos ou mais subiu 4 anos.

Mesmo assim, quando o IDH é ajustado à desigualdade, o Brasil é o 3º país do continente que mais perde no índice, atrás somente do Paraguai e da Bolívia, com IDH de 0,761 entre os homens e 0,755 entre as mulheres.

O relatório indicou, ainda, que a renda das brasileiras é 42,7 por cento inferior a dos brasileiros.

A Noruega aparece em 1º lugar no ranking do Pnud, com IDH de 0,953, com Níger em último, com pontuação de 0,354.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s