Brasil não será atingido por furacão pior que o Irma

A página que começou o boato já voltou atrás, mas outros endereços continuam reproduzindo texto

São Paulo – A notícia de que o Brasil pode ser atingido por um furacão quatro vezes pior do que o Irma, que assolou os EUA, viralizou nas redes e tem deixado as pessoas assustadas.

No entanto, ela já foi desmentida pelo próprio site que inicialmente publicou o boato, o Revista NP. O texto, inclusive, citava um instituto de meteorologia que não existe, o IMBRAIM.

EXAME.com falou com o meteorologista Hamilton Carvalho, do Instituto Nacional de Meteorologia, órgão do governo federal, que confirmou que a notícia é completamente falsa.

“O Brasil não tem histórico de furacão, e ele não chega de uma hora para a outra. Em mais de 60 anos, o país só foi atingido por um único furacão, em Santa Catarina [em março de 2004]”, afirmou o especialista.

Ele ainda explicou que é possível prever a formação de um furacão com cerca de uma semana de antecedência, e que os institutos de meteorologia não encontraram nenhum fenômeno parecido nos últimos anos.

Apesar do desmentido (que está fora do ar), outros sites ainda reproduzem a notícia como se fosse verdadeira:

Sites espalham notícia falsa de que Brasil será atingido por furacão Sites espalham notícia falsa de que Brasil será atingido por furacão

Sites espalham notícia falsa de que Brasil será atingido por furacão (Gospel Five/Reprodução)

 

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Izaac Batista

    O Brasil nunca foi atingido por um furacão e sim por um ciclone extratropical

    1. Izaac Batista

      O Brasil foi atingido por um furacão e não por um ciclone extratropical