Com apoio de Lula, Haddad passa Ciro e vai para 2º turno, diz XP

Em dois cenários diferentes, Haddad fica em terceiro ou em segundo lugar; após ataque, rejeição a Bolsonaro caiu

São Paulo – Nova pesquisa eleitoral divulgada nesta quarta-feira (14) pela XP Investimentos mostra que, com apoio de Lula, Fernando Haddad (PT) vai para o segundo turno contra Jair Bolsonaro (PSL). Bolsonaro aparece com 23%, enquanto Haddad tem 16%. Ciro Gomes (PDT) fica para trás, com 11%.

A pesquisa, contudo, divide Haddad em dois cenários: sem apoio de Lula e com apoio explícito de Lula. No primeiro caso, sem apoio de Lula, Haddad ainda apareceria em terceiro, com 10%. Bolsonaro (26%) e Ciro (12%) iriam para o segundo turno.

A pesquisa encomendada pela XP foi feita pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) durante os dias 10 e 12 de setembro, por telefone.

No 1º turno – Haddad com apoio de Lula

Jair Bolsonaro – 23%

Fernando Haddad – 16%

Ciro Gomes – 11%

Geraldo Alckmin – 9%

Marina Silva – 6%

João Amoêdo – 4%

Álvaro Dias – 4%

Henrique Meirelles – 2%

Guilherme Boulos – 1%

No 1º turno – Haddad sem apoio de Lula

Jair Bolsonaro – 26%

Ciro Gomes – 12%

Fernando Haddad – 10%

Geraldo Alckmin – 9%

Marina Silva – 8%

João Amoêdo – 4%

Álvaro Dias – 4%

Henrique Meirelles – 2%

Guilherme Boulos – 1%

Atentado contra Bolsonaro

O ataque sofrido pelo candidato em Juiz de Fora apresentou efeitos positivos na pesquisa eleitoral.

99% dos entrevistados disseram ter conhecimento do ataque à faca contra Jair Bolsonaro, um número considerado impressionante pela XP. Isso mostra que a notícia penetrou todas as regiões e camadas sociais no País.

O ataque, segundo a pesquisa da XP, fez com que eleitores ficassem mais propensos a votar no candidato. 24% dos entrevistados disseram que o ataque aumentou a vontade de votar em Bolsonaro. O voto espontâneo nele também cresceu, passando de 16% para 20%.

A pesquisa também mostrou que, após sete semanas seguidas de rejeição crescente, ela caiu. Agora, 57% dos eleitores dizem que não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum.

Sem Lula

O conhecimento de que Lula não vai disputar a eleição também se difundiu, já que o voto espontâneo nele caiu de 18% para 9%. Ou seja, 50% das pessoas que antes davam o nome de Lula como seu candidato agora já não o fazem.

Segundo turno

Nas projeções do segundo turno, Bolsonaro aparece atrás de Marina, Alckmin e Ciro Gomes. Nos dois primeiros casos, há empate técnico por conta da margem de erro. Contra Ciro, ele de fato perderia. Só contra Fernando Haddad ele estaria na frente, mas dentro da margem de erro. Confira os cenários:

Alckimin (37%) X Bolsonaro (36%)

Marina Silva (37%) X Bolsonaro (36%)

Ciro Gomes (40%) X Bolsonaro (35%)

Bolsonaro (40%) X Haddad (38%)

Em um embate Ciro X Alckmin, ambos aparecem com 35% das intenções de voto. Já Alckmin ganharia com grande margem contra Haddad em um eventual segundo turno, 38% contra 28%.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. news da hora

    Haddad é Dilma ! Haddad é os petralhas de novo , é assim que Alckmin , Ciro , Marina , Bolsonaro tem que chamar o novo poste do bandido Lula .

  2. news da hora

    Essas pesquisas estão furadas , pois o povo Brasileiro consciente não esqueceu da Dilma , do mensalão do PT , Petrolão do PT com Lula , Odebrechets e cias .

  3. Marcia Candido

    Os eleitores estão começando a perceber de fato quem são os candidatos viáveis. Confio que a partir de agora Alckmin vá crescer e será o nosso presidente.

  4. Haddad é o candidadto mais eficiente e competente de 2018. Se Ciro passasse para o segundo turno com ele, eu iria me sentir na França, porque a disputa seria digna de um país de verdade. Não entendo porque ainda há gente que vota em latifundiário coronel de família de políticos espertos. tem gente que é enganado em todas as eleições. São os mesmos que votaram no collor, no Aecio e que agora se deixam levar de novo por balela. Apenas cresçam.

  5. o povo gosta da Dilma, votaram nela e ela vai ser eleita de novo. na verdade, ela foi excluída pelos donos do poder, não pelo povo. Se haddad é dilma, botaremos nosso candidato lá de novo. Tá nervoso, beba um refrigerante.

  6. furada coisa nenhuma. O dólar subindo sem parar. mercado em desespero. esquerda já tá no segundo turno. beijinho no ombro.

  7. não vai ser dessa vez, amiga. Mas pense no haddad, é um moderado, na verdade. E mais avançado que Alckmin em diversos aspectos.

  8. ViP Berbigao

    O Haddad foi o unico com coragem de dizer q vai acabar com essa palhaçada de subir a gasolina e diesel todo dia!!! A Petrobrás e ProÁlcool foram cridos justamente para nos proteger das manipulações externas do petroleo!!! O q fazem hj com ela é crime lesa pátria!!!

  9. Joana você é PTista doente, você não consegue enxergar além do que seu fanatismo. Cuidado com isso, não te faz bem. Faz mal pra sua saúde psicológica. Vou dar uma única opinião sobre seus comentários, se Haddad não passar do primeiro turno, pense melhor no que você fala e procure saber mais sobre as opiniões de outros. Não tô querendo dizer que os outros são 100% melhores que ele, mas com certeza as propostas dele não são tão boas quanto as dos outros. Enfim, espero que você entenda que ser fanático a ponto de ser doente por um lado político não te faz bem e que é mais saudável ter sempre o outro olhar, minimamente considerar o que pode ser bom do outro lado. Largue a ignorância.

  10. Daniel Santos

    isso é uma piada né? Vocês acham que Brasileiro é assim tão burro? tá na cara que Bolsonaro não tem adversário nenhum. Pt ou quem seja não vai governar o Brasil nunca mais. A prova que Bolsonaro tá no caminho certo foi a facada que levou. Esse povo da esquerda só conhece esse sistema. Bolsonaro 2018

  11. Se Haddad fosse tão bom assim teria sido reeleito para o segundo mandado em São Paulo, mas não foi mesmo com a maquina governamental ao seu lado não se reelegeu porque fez um governo pífio, péssimo! E isso ninguém pode negar, é um fato público, notório que todo paulista sabe. Agora Haddad conta com os votos dos nordestinos que nem sabem quem ele é, só entendem de bolsa família e outros programas assistencialistas, ignoram o mal que o PT dos presidiários Lula, Zé Dirceu, Antonio Palocci, Delubio Soares, Vaccari Neto, André Vargas, Delcídio Amaral, fizeram ao Brasil. Realmente não é culpa dos pobres ignorantes que são vitimas dessa quadrilha instalada em Brasilia que se alimenta da ignorancia do povo dando em troca de seu programa de poder uns trocados p população mais carente desse imenso país, pena que os eleitores mais conscientes demoram para reagir encolhendo esse partido de corruptos em 60 % em 2016, fato é que o PT de 638 prefeituras passou a ter 256 e certamente em breve com população tendo cada vez mais acesso a informação esse partido será estirpado de vez