Bolsonaro desbanca Lula no Rio de Janeiro, mostra Paraná Pesquisas

Deputado federal lidera todos os cenários de intenção de voto apresentados aos eleitores do Rio de Janeiro na última semana

São Paulo – Com ou sem Luiz Inácio Lula da Silva na disputa, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ) lidera todos os cenários de intenção de votos no Rio de Janeiro para as eleições 2018, segundo pesquisa do instituto Paraná Pesquisas lançada nesta sexta-feira (11).

A sondagem ouviu 1850 eleitores de 44 municípios do estado do Rio de Janeiro entre os dias 4 e 9 de maio. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro, de 2,5% para mais ou para menos.

A pesquisa questionou os eleitores sobre três cenários possíveis. No primeiro, o nome do ex-presidente Lula, preso há um mês mas ainda pré-candidato à Presidência pelo PT, foi omitido.

Nesse cenário, Bolsonaro chega a 27,4% das intenções de voto e Marina Silva tem 13%. Fernando Haddad (PT), um dos possíveis substitutos de Lula, tem apenas 1,6% dos apoios. Já Ciro Gomes (PDT), um dos principais beneficiados pela saída do ex-presidente da disputa, pontua 9,9%. Veja:

Cenário 1

Candidato Intenção de votos
Jair Bolsonaro 27,4%
Marina Silva 13,0%
Joaquim Barbosa 10,8%
Ciro Gomes 9,9%
Alvaro Dias 4,1%
Geraldo Alckmin 3,5%
Michel Temer 2,2%
Rodrigo Maia 2,1%
Fernando Haddad 1,6%
Manuela D’Ávila 1,5%
João Amoedo 1,1%
Flávio Rocha 0,6%
Paulo Rabello de Castro 0,1%
Não sabe 5,2%
Nenhum 17,1%

No segundo cenário, o nome de Lula foi apresentado aos eleitores. O resultado é que Bolsonaro perde cerca de 2 pontos percentuais (ainda dentro da margem de erro) e o petista fica com 21,5% das intenções de voto. Marina cai para 9,7% e Ciro Gomes para 7%.

Cenário 2

Candidato Intenção de votos
Jair Bolsonaro 25,1%
Lula 21,5%
Marina Silva 9,7%
Joaquim Barbosa 9,4%
Ciro Gomes 7,0%
Alvaro Dias 3,8%
Geraldo Alckmin 3,1%
Rodrigo Maia 1,4%
Michel Temer 1,2%
Manuela D’Ávila 1,1%
João Amoedo 1%
Flávio Rocha 0,5%
Paulo Rabello de Castro 0,1%
Não sabe 3,7%
Nenhum 11,3%

No terceiro cenário, o instituto não apresentou nenhum representante do PT, mas incluiu o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles na pesquisa. A mudança não altera muito o desempenho dos demais candidatos: Bolsonaro continua na casa dos 27%, Marina, na dos 13% e Ciro Gomes chega a 10%

Cenário 3

Candidato Intenção de votos
Jair Bolsonaro 27,7%
Marina Silva 13,4%
Joaquim Barbosa 10,8%
Ciro Gomes 10,3%
Alvaro Dias 4,1%
Geraldo Alckmin 3,7%
Rodrigo Maia 2,1%
Henrique Meirelles 1,6%
Manuela D’Ávila 1,6%
João Amoedo 1,2%
Flávio Rocha 0,7%
Paulo Rabello de Castro 0,1%
Não sabe 5%
Nenhum 17,9%

A pesquisa foi realizada antes de o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa anunciar que não iria concorrer ao Planalto. Os dados mostram que, no estado do Rio, ele abocanharia cerca de 10% das intenções de voto independentemente de seus rivais.

Já o presidente Michel Temer (MDB), que pode tentar a reeleição, chegaria no máximo a 2% das intenções. Meirelles, um possível herdeiro do atual governo, ficaria com 1,6%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR-04838/2018 para o cargo de Presidente.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Marcia Candido

    Alckmin é a melhor opção para presidência em 2018, tenho certeza que o País começará a andar. Ele é o mais competente para fazer isso.

  2. A tendência é nem haver segundo turno, o Bolsonaro será eleito ainda no primeiro turno.

  3. Tecnicamente falando, dá para se notar que bolsonaro tem 25% em todas hipóteses, isso sem campanha propriamente dita, e todos os outros consagrados não saem da mesmice, candidatos super conhecidos como hadad, lula, marina, não saem da faixa entre 10 a 15%… aquilo que fico muito pensativo é como que conseguiram achar 22% para lula se todos que conheço não tem nenhum que votará nele… minto, tem alguns bêbados de um bar perto aqui que quando ficam no grau começam a falar que vão votar em lula… prefiro falar a verdade.

  4. Evaldo Mendes

    Isso veremos quando o brasileiro ”pessoas de verdade” que não são os fakes do Bolsonaro, e que passam o dia todo trabalhando, começar a levar a sério as eleições depois da Copa do Mundo. Aí quero ver ele liderar. Por enquanto essas pesquisas mentirosas são feitas por baba ovo do Bolsonaro e respondidas por moleques filhinho de papai que não trabalha, não sabe quanto custa um kilo de arroz e nem tem ideia ou inteligencia para pensar no mal que esse sujeito vai causar no brasil se por uma pequena hipotese conseguir ganhar. Esse sujeito usa o regime militar para ganhar votos, iludindo as pessoas, mas ele é apenas uma nova cria de corruptos que nasceu.

  5. Evaldo Mendes

    As eleições só vai começar depois da Copa do Mundo, e eu só vejo falar desse Bolsonaro na internet. Até agora não vi ninguém nas ruas dizer que vai votar nesse sujeito, apenas vejo na internet, e a maioria são perfis fakes, que até já descobriram que o Bolsonaro criou muitos fakes na internet para tentar se eleger e ganha apoio falso. O brasileiro ainda não despertou para as eleições 2018.

  6. Daniel Fiorito Mendes

    Amém.

  7. Diego Satory BR

    Eu já vejo ao contrario todos que pergunto na rua vão votar nele