Bolsonaro chega a 36% e Haddad estaciona em 22%, diz pesquisa XP/Ipesp

O ex-deputado, que apresenta melhor desempenho nos levantamentos da XP/Ipesp, disparou 8 pontos percentuais, em relação a semana passada

São Paulo — A última pesquisa da XP/Ipesp antes do primeiro turno das eleições, divulgada nesta sexta-feira (5), mostra que Jair Bolsonaro (PSL) lidera com folga a corrida presidencial, com 36% das intenções de voto. O ex-deputado disparou 8 pontos percentuais, em relação a pesquisa anterior, de 28 de setembro, quando ele aparecia com 28%.

Fernando Haddad (PT) estacionou apresentou crescimento de apenas um ponto percentual, e estacionou no patamar de 22% dos votos. No levantamento da semana passada, o candidato estava com 21%.

Em relação aos votos válidos, o pesselista está com 41%. A pesquisa sinaliza que para Bolsonaro vencer no primeiro turno seria preciso conquistar mais de 50% dos votos válidos.

No histórico de levantamentos, a XP/Ipesp é a que apresenta a melhor estimativa para o candidato pesselista. No DataPoder360, publicado nesta sexta-feira, mostra Bolsonaro com 30% dos votos. Já no Datalfolha desta quinta-feira, o candidato apareceu com 35%.

Ciro Gomes (PDT) aparece na terceira posição com 11%, seguido por Geraldo Alckmin (PSDB), com 7% e Marina Silva (Rede), com 4%. Votos brancos e nulos somam 7% e os indecisos, 3%.

Para a entrevista foram entrevistadas 2 mil pessoas, entre os dias 03 e 04 de outubro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Segundo turno

Em relação à disputa na segunda rodada de votações, Bolsonaro e Haddad permanecem empatados, considerando a margem de erro.

O candidato do PSL aparece à frente do petista, com 43% dos votos contra 42%. Na semana passada, Haddad liderava, 43% a 39%.