Bolsonaro anuncia pré-candidatura à Presidência de 2018

Deputado aparece em segundo lugar em pesquisas de intenção de voto para as eleições de outubro de 2018

O deputado de extrema direita Jair Bolsonaro (PP/RJ), identificado por muitos como um justiceiro que pretende acabar com a violência, a corrupção e a homossexualidade, definiu-se como o “patriota” de que o Brasil precisa, ao declarar à AFPTV que é pré-candidato à presidência em 2018.

“O Brasil poderia ter um código penal que protegesse o cidadão de bem, fizesse valer (…) a legítima defesa e desse uma retaguarda jurídica para o policial poder desempenhar bem seu trabalho”, disse em coletiva de imprensa nesta quinta-feira no Rio de Janeiro.

Este ex-capitão do Exército de 62 anos aparece em segundo lugar em várias pesquisas de intenção de voto para as eleições de outubro de 2018, cujas candidaturas só poderão ser definidas entre julho e agosto do ano que vem.

Com um leque de propostas que inclui o direito ao porte de armas, ele abre caminho em meio a um eleitorado cansado de escândalos envolvendo políticos e da violência. Nas pesquisas, ele só é superado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e está praticamente empatado com a líder ambientalista Marina Silva (Rede).

“Vivemos no país da corrupção (…) Está em jogo o futuro do Brasil”, enfatizou.

Ao se projetar na Presidência, Bolsonaro se imagina “um presidente honesto, patriota, que pensa em verde e amarelo e que tem Jesus no coração”.

Embora na coletiva tenha evitado declarar oficialmente a intenção de lançar sua candidatura, à espera de um acordo com o Partido Patriotras, antes conhecido como Partido Ecológico Nacional (PEN), não deixou dúvidas em declarações posteriores à AFPTV.

“Sou pré-candidato às eleições presidenciais do ano que vem e estamos costurando aí a melhor maneira para enfrentar esse pleito”, afirmou.

Brutal e familiar

Adepto de declarações provocadoras e grosseiras, costuma ser tachado de racista, homofóbico e misógino. Em 2016, votou pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff, dedicando seu voto ao coronel Brilhante Ulstra, que a torturou durante a ditadura militar (1964-1985).

Em uma escandalosa aparição pública, chegou a dizer, em 2014, à deputada Maria do Rosário (PT/RS) que “nunca a estupraria porque ela não merece” e a afirmar que preferiria que um filho seu morresse a ser gay.

“[Bolsonaro] está fora da elite política tradicional, (mas) domina a arte de fazer sua mensagem chegar às pessoas”, afirmou o cientista político David Fleischer, da Universidade de Brasília.

Seus comentários ofensivos alternam com o tom ameno e relaxado que demonstra no contato com seus eleitores.

Sua popularidade se reflete nos 4,5 milhões de “likes” que seu perfil tem no Facebook, contra 2,3 milhões na conta de Lula.

Apesar da incredulidade que sua ascensão causa no próprio Congresso, Bolsonaro foi o legislador mais votado em seu estado em 2014. E, desde então, sua imagem só cresceu, a galope de uma sociedade exausta da corrupção e de crises econômicas.

Uma de suas principais armas de marketing político é se apresentar como uma das poucas figuras nacionais que não foi enlameada pela gigantesca trama de corrupção na Petrobras, revelada pela Operação Lava Jato. Uma lista que inclui o próprio Lula, o presidente Michel Temer e dezenas de legisladores com mandato vigente.

Até outubro de 2018, muita água vai correr debaixo da ponte de um Brasil atormentado, que sai a duras penas da pior recessão de sua história.

Lula e Bolsonaro podem liderar as intenções de voto atualmente, mas também têm altos índices de rejeição, o que demonstra que há um espaço importante a ser conquistado por um candidato de centro.

Veja também
Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Icony Vargas

    rapaz… parem de falar besteiras: bolsonaro em momento nenhum disse q ia acabar com homofobia e o episodio da maria do rosario foi la pra 2003… podem ficar contra… mas é bolsonaro 2018.

  2. Icony Vargas

    rapaz… parem de falar besteiras: bolsonaro em momento nenhum disse q ia acabar com homossexualismo e o episodio da maria do rosario foi la pra 2003… podem ficar contra… mas é bolsonaro 2018.

    1. Gente que loucura é essa ele nunca falou que é contra a homossexualidade

    2. José Felipe

      A mídia, acha que todo brasileiro, não sabe ler!

  3. Icony Vargas

    corrigindo meu erro: homossexualismo no lugar de homofobia

  4. Léo Antunes

    Inescrupulosos !!!!
    deixem de falar mentiras do cara.

    Quanto mais bate mais cresce…

  5. joshua marcionilo

    acabar com a homossexualidade??? Meu Deus chega a ser patético, vocês não tem vergonha? Na verdade o Jair Bolsonaro nem mesmo disse que ia acabar com a corrupção e violência. a imprensa tem que ser livre para criticar qualquer um inclusive políticos, porem usar um periódico do tamanho do Exame para levantar calunias rasteiras e desonestas lé no minimo embaraçoso. se ao menos fosse um blog de quinta, mas uma revista como essa se presta a esse tipo de coisa é lamentável.

  6. alessandro ghanem

    Já ganhou,só na minha família são 54 votos para ele! O único que fala o que o povo trabalhador ,aquele que acorda cedo e não é valorizado se identifica!! Bolsonaro 2018 !! Expulsão de toda a esquerda para Cuba!!

  7. consorte motos

    Argumento tendencioso esse da EXAME, estão com medo kkkkkk #Bolsonaro2018!

  8. Adrielly de Matos Carvalho

    Ele nunca disse que ia acabar com a homossexualidade. O que ele é contra é o tal do kit gay nas escola e eu tbm sou. A esquerda pira. Melhor “Jair” se acostumando hein…

  9. Adrielly de Matos Carvalho

    Ele nunca disse que ia acabar com a homossexualidade. O que ele é contra é o tal do kit gay nas escolas e eu tbm sou. A esquerda pira. Melhor “Jair” se acostumando hein…

  10. Central Bolsonaro

    Extrema Direita ? se defender a família, os valores cristãos e as criancinhas for de Extrema Direita então sou de Extrema,, papelão o que as mídias ÉPOCA & VEJA E JOVEM PAN do PSDB fazem querendo empurrar a falsa oposição (PSDB) para Direita e Bolsonaro para extrema

  11. Com certeza o petralha que escreveu esse artigo na Exame quer o #VoltaLula2018…. tsc…. Não da nem pra chamar de tendenciosa a matéria. Nem vou votar no Bolsonaro, mas pera aí né?!?! por causa de coisas como essas que chegamos aqui.

  12. FixPhone Assistência

    Pretende acabar com a homossexualidade?? Que distorção mais tendenciosa. Bolsonaro jamais disse isso. Disse que aceita a homossexualidade, mas que é contra o kit gay nas escolas. Uma coisa é completamente diferente da outra.

  13. Roman Balduin

    Texto canalha e deturpador! Quanta mentira hein! Falar que o cara quer eliminar a homossexualidade? Vocês merecem um belo de um processo por divulgar infâmias! Vou mandar este texto aos Bolsonaros pra tomar ações cabíveis contra vocês!

  14. FixPhone Assistência

    “…costuma ser tachado de racista, homofóbico e misógino”. Distorções desprovidas de verdade da própria mídia. Muito mais honesto seria escrever: “…costuma ser tachado de patriota, defensor da moral dos nossos filhos e contra bandidos.” Por que não escrevem isso?? Por que escondem a verdade?

  15. Ambrosio Ferreira

    O Bolsonaro não é de extrema direita ele é de direita. A revista infelizmente mais desinformação do que informa. Querem jogar ele para o extremo para tornar o PSDB mais a direita e palatável.

  16. Breno Nascimento

    Solicito ao jornal exame que mostre quando o Bolsonaro disse que ia acabar com a homossexualidade ?
    Canalhas , mentirosos .

    1. Tulyhander Nascimento

      bem lembrado…

  17. Breno Nascimento

    Bolsonaro2018

  18. Tulyhander Nascimento

    É engraçado a mídia tentar distorcer e não conseguir. Bolsonaro de longe não é de “extrema-direita” (isso não existe aqui). Aí lendo o texto, eles o taxam de adjetivos costumeiros e falsos e ainda o colocam como vilão. No final, abrem a brecha para um “Dória” da vida entrar e vencer os dosi, pois a notícia destaca que ele e Lula tem altos índices de rejeição (não acredito) e isso abre “caminho” para um candidato de centro entrar… Ou seja: Dória… Porra, não somos burros não Exame… O brasileiro hoje sabe diferenciar as #FakeNews das mídias verdadeiras e independentes (Ex: Terça Livre, Spotniks, etc…)….

  19. Carlo Manfredini

    Ahhh, vai mentir assim lá em Marte hein? Zeca Ribeiro, nome de petista, tu é desonesto intelectualmente hein meu filho? Para começar, há décadas que não existe direita no Brasil e quando aparece um, colocam o PSDB para a direita, o PT para o centro e quem é conservador vira extremista. E para terminar ele não combate homossexuais e sim a doutrinação de crianças pela cartilha gayzista em escolas, o que de fato é um crime. Sobre a maluca da Maria do Rosário, estavam discutindo sobre a punibilidade de um menor de 17 aninhos que havia matado e estuparado uma adolescente por uma semana, e a maluca defendia o assassino e ele a vítima. A esquerdopata foi quem primeiro cometeu injúria em chamar o deputado de “ESTUPRADOR” e ele no calor da emoção deu uma resposta à altura.

    EXAME LIXO em manter um jornalista mequetrefe escrever tanta bobagem.

  20. LUISAMERICOLONGO

    Em 2018 é Bolsonaro e não tem pra mais ninguém.

  21. arnaldo luiz estevao

    Na realidade ele esta em primeiro lugar porque Lula estara preso

  22. Pedro Alcântara

    Página tendenciosa, Bolsonaro não disse metade do que vocês falaram aqui. É mais aceitável vocês melhorarem os posicionamentos de vocês dessa página. Ele nunca disse que iria acabar com a homossexualidade, mas que não permitiria que as crianças aprendessem nas escolas sobre gênero e sexo, coisa para adolescentes.

  23. Gente que loucura é essa ele nunca falou que é contra a homossexualidade

  24. Francisco Falcão

    Parece ser uma matéria bem tendenciosa a denegrir a imagem do Bolsonaro. Eu nunca vi ele prometendo acabar com homossexuais. Deveriam mostrar isso aqui então. Se a imprensa brasileira, se diz tão justa e defensora da nação e ser contra a corrupção, deveriam era enaltecer essa qualidade do Bolsonaro ser um político limpo. Ou a imprensa não quer isso?

  25. Paulo roberto Ramos

    Mais uma matéria tendenciosa e parcial como as outras midias comunistas. ..nunca vi nem ouvi Bolsonaro falar que ia cabar com homossexualidade mais um lixo de midia

  26. Estão de brincadeira né! Onde já se viu a “LULA” em primeiro lugar? Para poder ver! Isto aqui já virou jornalzinho de quinta categoria mesmo!

  27. Está revista tão conceituada virou um jornalzinho de quinta categoria. Onde está a imparcialidade e principalmente a veracidade dos fatos dos fatos? Só se comportam tergiversantemente, porque nem respostas possuem.

  28. Rogério Panades

    “que pretende acabar com a violência, a corrupção e a homossexualidade”

    Que porcaria é essa de matéria????

  29. Djair Rodrigues

    Que materiazinha mequetrefe! Sempre tendenciosa e totalmente parcial. Assim como fizeram com o saudoso Enéas, estão tentando fazer com o Bolsonaro, mentindo e tentando a todo custo sujar sua imagem. O pior é que uma boa parte da sociedade, que não são esquerdistas, acabam acreditando nessa mídia mentirosa.

  30. Pedro Evandro Montini

    Exame deveria se chamar Vexame! Matéria tendenciosa e mentirosa!. #Bolsonaro2018

  31. Robert Oliveira

    Extrema direita ? Acabar com a homosexualidade? Parei aí. Todos contra Bolsonaro. O homi é bao mesmo!

  32. Edemar Rosas

    Extrema direita? Como é patética essa mídia brasileira!

    1. Mais uma coisa: já está mais do que provado o comprometimento da Editora Abril com grupos globalistas, só pesquisarem na internet. Por isso que ela, a todo custo, tenta mostrar para os brasileiros, atrás da Veja, da Exame e de outros periódicos, uma visão distorcida do Bolsonaro. Sinceramente, a mídia brasileira é um nojo, uma desgraça.

    2. Lixo essa mídia comprada. Deve fazer parte da rede de esgoto de televisão.

  33. Rodrigo Luciano

    Se fosse de papel, nem pra se limpar no banheiro essa matéria serviria. Jornaleco de muito baixa qualidade. Dá gosto de ver nos comentários que o povo acordou pra essa manipulação. EXAME = zero credibilidade.

  34. Lucas Rabelo

    Texto bem tendencioso hein, espero que tenha sido ignorância sobre a pessoa e não desonestidade, já aue costumo acompanhar o site!

  35. onerb setenarbas

    CLássico político brasileiro. Nunca fez nada pelo povo brasileiro. O cara está a quase 3 décadas no poder e só é lembrado por episódio s patéticos. Agora que a população precisou dele ele traiu o povo. Votou a favor das reformas e é da base de Temer. Só convence jovens desprovidos de conhecimento político com discursinho de ódio batido e clichê.

  36. Neilton Libanio

    A Revista Exame já foi séria…

  37. Como sempre, vocês tentando queimar a imagem de Bolsonaro. Kkkkkkkkkkkkkkkkk. Parem de mentir . Ele nunca foi contra os gays. Vocês da mídia que querem acabar com ele. Mas saibam que a verdade sempre vence a mentira. O exemplo está aí. PT viveu da mentira e caiu.

  38. MRXimóveis Guarapari

    O maior e mais importante problema de nosso país não é economia ou violência, mas, justamente a perversa e injusta direção que as notícias de grandes veiculos impõe.
    Mas, estão fadados à derrocada como foi nos EUA. A nova era digital vai jogar a última pá de areia e derrepente o povo terá mais liberdade p pensar.

  39. Tiago F. Alves

    Matéria ridícula! Parece ter sido escrita por alguém que só saber ler os blogs sujos que eram financiados pelo governo do PT ou os perfis de políticos do PCdoB.
    “identificado por muitos como um justiceiro que pretende acabar com a violência, a corrupção e a homossexualidade”, podem citem a fonte??? Ele mesmo já disse não ter nada contra gays e sim contra o material que estava para ser enviado às crianças nas escolas (kit gay). Vergonha de ter sido assinante dessa revista.

  40. diego pereira

    Queria saber quando ele faliu q ia acabar com o homossexualismo? Vcs preferem o luladrao ?. É BOLSONARO ano q vem.. Nao adianta mimi. Vao ter q engolir. Quem quiser conhece-lo so ir na internet ( midia livre) vai ganhar no1 turno

  41. diego pereira

    Queria saber quando ele falou q ia acabar com o homossexualismo? Vcs preferem o luladrao ?. É BOLSONARO ano q vem.. Nao adianta mimi. Vao ter q engolir. Quem quiser conhece-lo so ir na internet ( midia livre) vai ganhar no1 turno

  42. diego pereira

    Queria saber quando ele falou q ia acabar com o homossexualismo? Vcs preferem o luladrao ?. É BOLSONARO ano q vem.. Nao adianta mimimi. Vao ter q engolir. Quem quiser conhece-lo so ir na internet ( midia livre) vai ganhar no1 turno

    1. Marcelo Martinelli

      Isso foi colocado pela Abril para denegrir a Imagem dele. Simples Assim !

  43. Marcelo Martinelli

    Essa Midia é Podre, Seja Abril, UOL, GLOBO etc etc…. Bolsonaro nunca falou ou indicou algo sobre acabar com o Homossexualisamo, Essa frase foi colocada pela Abril para denegrir a Imagem do Bolsonaro.

  44. Nelson Carvalho

    Apesar da imprensa criticá-lo o tempo inteiro com mentiras, ele me representa. Bolsonaro 2018.

  45. Patrick Scopel

    Por jornalistas incompetentes e tendenciosos como este que escreveu essa matéria, é que temos esse perfil político no país. Uma verdadeira aberração de ignorantes e idiotas! Lamentável revistinha comprada…

  46. “[…] acabar com a violência, a corrupção e a homossexualidade”. Exame, exijo que este repórter prove o que disse, caso contrário, que edite esta porcaria tendenciosa de matéria. Jair nunca falou em acabar com a homossexualidade, pelo contrário, disse que opção sexual pouco importa para ele, cada um faz o que quer com o c*!!

  47. Joao Carlos Oliveira Sousa

    Esse Jornalista é uma tremendo mentiroso…eu quero que ele mostre onde Bolsonaro disse que iria acabar com a Homossexualidade??? Que babaca esse jornaleiro de bosta!!!! Desonesto!!!