BID estimula turismo no Brasil antes de 2014

Organismo emprestará dinheiro para Rio de Janeiro e Pernambuco melhorarem o setor antes da Copa do Mundo e das Olimpíadas

Washington – O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciou nesta segunda-feira empréstimos de 187 milhões de dólares para estimular o turismo nos estados do Rio de Janeiro e de Pernambuco antes da Copa do Mundo-2014 e dos Jogos Olímpicos-2016.

O Rio de Janeiro receberá 112 milhões de dólares, enquanto Pernambuco receberá 75 milhões, para estimular o Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).

O turismo representa 38% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado do Rio de Janeiro e 7% de Pernambuco, e a expectativa é de que os eventos esportivos atraiam milhares de novos visitantes, segundo o BID.

Para aproveitar a oportunidade, no Rio de Janeiro os recursos serão utilizados para melhorar os serviços turísticos nas zonas costeiras e ampliar as atividades nas regiões de montanha do interior.

Em Pernambuco financiará a restauração e o desenvolvimento de locais de interesse histórico e cultural, assim como na melhoria da qualidade dos serviços turísticos oferecidos, além de um conjunto de programas de formação profissional.

Leia mais sobre turismo

Siga as últimas notícias de Economia no Twitter