Assassinatos causados por policiais superam latrocínios, diz Ipea

Veja em quais estados a diferença entre as mortes causadas pela polícia e os latrocínios é maior

São Paulo — Os policiais mataram mais que os ladrões em 2015, segundo pesquisa do Ipea divulgada no início do mês. O número de latrocínios (roubos seguidos por morte) no Brasil em 2015 foi de 2.314; as mortes por intervenção policial foram 3.320.

O dado leva em consideração só os casos em que um roubo culminou em morte, e não o total de homicídios, que foi bem mais alto (59 mil, de acordo com o levantamento).

Em números absolutos, os estados onde a polícia mais mata são, na ordem, São Paulo (848 mortes), Rio de Janeiro (645 mortes) e Bahia (299).

Dos 3.320 assassinatos causados por policiais em 2015 no país inteiro, 53,5% foram em serviço (um total de 1.778 mortes); cerca de 13,7% fora do serviço (455 mortes); e as outras 1087 não foram especificadas no relatório do Ipea, já que alguns estados não divulgam os dados detalhados.

Quando se considera a diferença entre mortes por policiais e latrocínios, o Rio de Janeiro é o estado que lidera: a polícia matou quase cinco vezes mais do que os ladrões.

Foram 645 mortes por policiais, contra 133 mortes por latrocínio, uma diferença de 512 mortes. O Rio não diferencia as mortes provocadas por policiais em serviço e fora de serviço em seus relatórios.

O índice de São Paulo também é expressivo, de 848 mortes por policiais contra 356 por latrocínio, mais que o dobro.

Na maior parte dos estados analisados, no entanto, o número de latrocínios foi maior do que o de mortes por policiais. Grande parte da diferença nacional se explica apenas pelos dados de Rio, São Paulo, Paraná e Bahia.

Alerta

No Atlas da Violência, compilado pelo Ipea com dados do IBGE e do Ministério da Saúde, os pesquisadores alertam para a conivência da sociedade com um uso abusivo do poder da polícia e com execuções sumárias.

A pesquisa cita a condenação do Brasil na Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), em relação às chacinas na favela do Alemão em 1994 e 1995, mas cujo resultado só saiu em fevereiro deste ano.

O país será obrigado a publicar um relatório sobre as mortes causadas por policiais em todos os estados. Além disso, terá um ano para garantir que esses casos sejam investigados por um órgão independente da força pública envolvida, uma autoridade judicial ou o Ministério Público (MP).

Veja os estados onde a diferença é maior:

EXAME.com calculou a diferença entre as mortes causadas por policiais, fornecidas pelo Atlas da Violência, e os latrocínios de cada estado, dado do 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum de Segurança Pública.

Na tabela, os números negativos significam que há mais mortes por latrocínio do que por policiais.

Local Policiais Latrocínios Diferença
Brasil 3320 2.314 1006
Rio de Janeiro 645 133 512
São Paulo 848 356 492
Paraná 241 117 124
Bahia 299 207 92
Alagoas 97 54 43
Amapá 38 17 21
Ceará 86 65 21
Rio Grande do Norte 76 58 18
Mato Grosso do Sul 45 36 9
Goiás 141 137 4
Minas Gerais 105 103 2
Maranhão 117 117 0
Roraima 6 9 -3
Sergipe 43 47 -4
Tocantins 5 9 -4
Santa Catarina 63 70 -7
Pará 180 191 -11
Espírito Santo 24 37 -13
Paraíba 15 30 -15
Rondônia 7 15 -23
Piauí 18 47 -29
Amazonas 45 76 -31
Rio Grande do Sul 107 140 -33
Distrito Federal 10 49 -39
Mato Grosso 8 68 -60
Pernambuco 51 116 -65
Acre 10 sem dados

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Carlos Eduardo Medrado Dias

    Pessoalmente nunca tive problemas com policiais, são pessoas comuns que correm risco de vida todos os dias pra ganhar mal e ficar com um alvo nas costas. Parabéns a eles por não mandarem pra cadeia pessoas que não se consertariam. A força policial do Brasil todo parabéns.

  2. elioney alves de almeida

    Por isso que os ladrões estão matando pouco, os policiais estão matando eles!

  3. F Robson Gomes Albuquerque

    “Dos 3.320 assassinatos causados por policiais” Querido autor, você esta equivocado. A palavra ‘assassinatos’ tem uma conotação de intenção. Como falaste no artigo, 53% dos policias mataram em serviço, logo a ação não foi de intenção ou um crime. Policiais matam em própria defesa quando os criminosos colocam as pessoas e os próprios policiais em risco. Eles não vão em busca dos criminosos para matar, assim como fazem os assassinos para causar um assassinato. Seria mais correto dizer “Das 3.320 mortes causadas por policiais ….

  4. Eu, enquanto cidadão pagador de impostos que não pertenço a nenhuma facção criminosa (aí incluso ParTidos PolíTicos e sindicados de vaga+bundos que sustentam os petistas e lixos afins) agradeço imensamente aos policiais que mataram mais bandidos. Esse tipo de pesquisa não serve pra nada a não ser grupinhos de direitos humanos para humanos tortos, fazer barulho e encher o saco, toda vez que um assassino, estuprador vai pro inferno.

  5. Ludwig H. E. Mises

    Parabéns à polícia. Estão livrando as cidades dos marginais, pois o judiciário não o faz.

  6. Ludwig H. E. Mises

    O autor deste artigo é no mínimo um mau caráter de marca maior. Chamar os policiais de asassinos deveria lhe render uns dias na cadeia.

  7. Lázaro Macedo

    Cada bandido morto, vários cidadãos de bem são salvos, parabéns policiais brasileiros, vocês são os verdadeiros herois da nossa pátria!

  8. Meneslau Surineime

    Esse IPEA está a serviço de quais facções criminosas?
    Um órgão inútil e bancado por dinheiro proveniente do cidadão trabalhador para perder tempo em “falsas” pesquisas e na tentativa de macular o excelente trabalho dos anjos humanos só poderia partir de organizações criminosas.

  9. Meneslau Surineime

    Esse IPEA está a serviço de quais facções criminosas?
    Um órgão inútil e bancado por dinheiro proveniente do cidadão trabalhador para perder tempo em “falsas” pesquisas e na tentativa de macular o excelente trabalho dos anjos humanos só poderia partir de organizações criminosas.
    BANDIDO BOM É BANDIDO QUEIMADO VIVO OU ESQUARTEJADO.
    AMÉM!!!!!

  10. Elyson Lacerda

    A polícia mata mais mas mata quem? Que tal fazer pesquisa para saber quem mata mais gente inocente?

  11. Alexandre Xavier O Macedo

    Que vExame, que matéria horrível! Não acredito que o autor da matéria esteja comparando os policiais com os bandidos! Dá asco ler esse tipo de matéria, além de defenderem que as ovelhinhas (nós) estejam sempre desarmadas, através da mentecapta lei do desarmamento, querem agora, esses energúmenos, que a policia use flores com os marginais, passem a mão na cabecinha deles, chamem para uma DR com a sociedade. Se preparem, daqui a pouco vão dizer que morrem mais pessoas nos hospitais do que nas ruas, vamos então fechar os hospitais, economizar com a saúde!!!!!

  12. Lucas Gabriel

    O dado leva em consideração só os casos em que um roubo culminou em morte, e não o total de homicídios, que foi bem mais alto (59 mil, de acordo com o levantamento). PONTO! Que pesquisa idiota, e outra, “assassinato” e “morte” são duas coisas bem diferentes.

  13. Michel Carvalho

    Ótimo que os policiais estejam matando bandidoa e não o contrário. Eu, hein.

  14. Fabricio Ranzeiro

    Quando leio uma matéria como essa que tenta comparar policiais a marginais fico pasmo com tamanha simpatia causada pelos criminosos. boa parte da imprensa brasileira idolatra o criminoso, sabe-se lá o porquê!!! Acho que essa imprensa que adora o crime é a mesma que tenta a todo instante vender a ideia de liberação das drogas, ensino ideológico nos colégios, etc. Não vou nem levar a sério esse textinho de advogado de porta de cadeia.

  15. Rodrigo Eric

    Só esqueceram de falar que as mortes causadas pela polícia as “vítimas” são BANDIDOS, muitos dos quais mataram pessoas inocentes e honestas , matéria nojenta e desonesta.

  16. Agnaldo Pereira

    E vocês acharam quantos policiais foram mortos por ciminosos??? Na minha opinião o número maior de mortos por policiais indica que os mesmos entraram em confronto com a polícia e não que a polícia sai matando como os latrocínios e estes confrontos mostram que nossa PM é mais atuante. E não assassinos como vocês querem mostrar nesta matéria.

  17. Gustavo Beizel

    Os policiais não cometeram assassinato e sim na maioria desses casos agiu em legítima defesa! Sabe porque a polícia no Brasil mata mais que nos outros países? Porque lá os criminosos sao presos e respeitam a polícia enquanto aqui não dá nada pra eles podem atirar e reagir que é só assinar um papel na delegacia e ir embora responder na justiça daqui a uns 10 anos umas sestas básicas no valor de 150 reais! E o que ajuda esse país a estar nessa situação são justamente reportagens tendenciosas e de mau gosto direcionadas aos analfabetos funcionais que estão aos montes por aí! Parabéns a vocês por fazer este país PIOR do que já é!

  18. Andrei Marqui

    VÃO À MERDA,bando de mentirosos.
    Estão à serviço de quem,escrotos?

  19. Pros lambe botas que adoram pedir ‘fontes’, taí a fonte, soca ela no cu.

  20. Tairone Paulo

    Parabéns aos bons policiais que mataram com legalidade no uso de suas atribuições. Policiais estes, que se colocaram em risco de morte para defender os justos que produziram está matéria podre para destruir a imagem daqueles que os protegem. Abateram 3300 assassinos, se não seriam os 2300 mais 3300 no mínimo que eles matariam se estivessem vivos. Pelas minhas contas seriam 5600 país e mães de famílias inocentes que teriam sido assassinados se eles estivessem vivos. Espero que as próximas vítimas desses assassinos que ainda não morreram em 2017 não sejam integrantes dos direitos dos manos e a produção da exame que editaram está matéria. Não estou jogando Praga, mas a possibilidade existe e é eminente. Tenham atenção ao sair de carro, levar seus filhos ao shopping, passear com seus cônjuges pelas lindas calçadas dos centros urbanos. Não se preocupem com os policiais tenho certeza absoluta que os polícias estaram lá para tentar proteger suas vidas, mas não esqueçam, nossos heróis não são unipresentes. Os marginais sim, esses estão ao seu lado 24h por dia e 7 dias por semana, aguardando apenas nossos heróis falharem, e só falham pq são odiados, se fossem amados não falhariam, o amor só se expande com devoção, adoração e valorização. Com ódio ele enfraquece ai neste momento o mal toma conta. Ore ao seu Deus seja quem for o seu, para não quererem me processar viu por falar neste nome, que é outro odiado por muitos neste planeta, e se não tiver ore a algo que acredite pois se n acredita em nada, sinto pena de te, está apenas vegetando. Ore primeiramete pela polícia pois toda vez que um anjo protetor tomba, o mal ataca com mais força.

    Aguardo em vida ainda está humanidade matar o seu criador e acabar com as polícias no mundo. E pareci ser mais forte aqui no Brasil está corrente do mal, basta ligar a TV, ler um jornal ou sair nas ruas, da para perceber nitidamente.

  21. Tairone Paulo

    Aguardando o primeiro possuído me criticar. Vamos lá demónio, se revela.
    Eu amo mesmo assim, e rogo ao meu pai para te livrar do mal e te orientar ao caminho do bem.

  22. Andre Centini

    Bola fora Luiza Calegari. Sua materia ou fontes falham na hora de detalhar a estatistica e demonizar a polícia. Ja basta o exemplo ocorrido no Espírito Santo para saber que não existe ordem sem a polícia. Sugestão? Faça uma matéria mostrando quanto à corrupção atual matou nos hospitais do Brasil todo pela ausência de recursos para tratamento de inocentes, ou quantos marginais serão criados pela ausencia de uma eficaz politica de educação, com investimento e gestão. Use seu poder de escrever para arrumar o que esta errado na raiz do problema e veja a repercussão da sua matéria por meio dos comentários aqui presentes. Não são os estudantes da UNE os leitores desta revista.

  23. Henrique Martins

    PALHAÇADA!!!
    NOTÍCIA TENDENCIOSA!!!
    A CONTA QUE VOCÊS ESTÃO FAZENDO E DIVULGANDO BEIRA O RIDÍCULO.
    A CONTA É SIMPLES: PRA CADA ASSALTO QUE É PRATICADO, EXISTE A PARTICIPAÇÃO DE DOIS, TRÊS, QUATRO OU CINCO CRIMINOSOS.
    UM REGISTRO DE LATROCÍNIO, COM PARTICIPAÇÃO DE QUATRO VAGABUNDOS QUE MORRERAM APÓS OU DURANTE O ATO CRIMINOSO RESULTA EM QUATRO MORTES POR LATROCÍNIO.
    ASSIM SENDO, SE EXISTE REGISTRO DE 250 LATROCÍNIOS QUE RESULTARAM NA MORTE DOS CRIMINOSOS, A CONTA É DE 1000 CRIMINOSOS MORTOS.
    QUE MARAVILHA DE CONTA!!!
    MAS ISSO VOCÊS NÃO CONTAM!

  24. Henrique Martins

    ESTES COVARDES SÓ ASSALTAM EM BANDO. QUE MORRAM EM LOTE.

  25. Elizabeth Almeida Tamura

    Mas é claro que os marginais matam muito mais inocentes todos os dias . A Polícia mata os marginais quando dá sorte de encontrá-los.
    E por isso TODO APOIO AOS POLICIAIS DO BRASIL!
    OBRIGADO POR DEFENDER A SOCIEDADE DESARMADA NO BRASIL.

  26. Elizabeth Almeida Tamura

    #EuApoioOsPoliciais
    #EuApoioÀPM
    #PMPatrimônioDoBrasil

  27. Elizabeth Almeida Tamura

    LUIZA CALEGARE, DONA DA MATÉRIA TENDENCIOSA AQUI.
    QUANTO VC ESTA LEVANDO DOS DHs e ONU PRA COLOCAR DADOS MENTIROSOS E TENTAR DIFAMAR NOSSA POLÍCIA?

  28. Fernando Melenas

    Essa matéria foi de matar, vocês não tem vergonha de publicar um absurdo desses? Quero meu porte de arma de volta, e ser elogiado caso eu acerte um inútil que tente entrar em minha casa e não ser preso por isso.

  29. Samuel Souza

    concordo

  30. Lucas Oliveira

    Tendo em vista que 92% dos homicídios não são solucionados, essa pesquisa (reportagem) é uma ‘bosta’.

  31. Tá certo. A política tem que continuar matando esses vagabundos mesmo. Textinho ridículo, eim. Diz ai: por que a midia do Brasil gosta tanto assim de defender bandido? Nunca entendi isso. Se um policial é torturado e executado, ninguém fala no assunto. Agora, se um nóia leva uns tapas, todos os meios de comunicação de imprensa ficam falando nisso por semanas, tentando proteger a “vítima da sociedade”, lando presentes à ele, e destruindo a vida de quem tentou pegar esse vagabundo. Tomar no cu, vocês e seus queridos vagabundos.

  32. Sandra Abednego

    Se a polícia tivesse matado muito mais bandidos, com certeza teríamos menos famílias chorando por ter perdido parente assassinado por esses bandidos miseráveis!!

  33. Sandra Abednego

    POLICIAIS DO BRASIL, quanto mais bandidos vocês matarem, menos pessoas inocentes serão mortas por bandidos! Matemática simples…