As principais notícias para terminar o dia bem informado

Fux suspende ações contra Bolsonaro; candidata laranja do PSL na PF; Chico Mendes x Ricardo Salles; El Chapo condenado; fake-news nas redes

Fux suspende duas ações penais contra Bolsonaro que tramitavam no STF

O atual presidente respondia por ações de injúria e incitação ao crime de estupro envolvendo o episódio com a deputada Maria do Rosário. A determinação acontece porque a Constituição Federal proíbe que o presidente seja responsabilizado por atos anteriores ao mandato. Assim, os processos devem ficar suspensos até o fim de mandato.

Que diferença faz quem é Chico Mendes?, diz Ricardo Salles no Roda Viva

Em entrevista ao programa da TV Cultura na noite de segunda-feira (11), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, causou desconforto ao comentar sobre Chico Mendes, principal líder seringueiro do país, que faleceu em 1988, e é reconhecido mundialmente como uma das principais figuras de defesa da Amazônia. Salles disse que já ouviu várias referências positivas e negativas sobre o ativista. “Eu escuto histórias de todos os lados. Do lado dos ambientalistas, mais ligados à esquerda, é um enaltecimento. Já as pessoas que são do Agro dizem ‘Chico Mendes não era isso que é contado’”, rebateu.

Vídeo mostra queda de helicóptero com Boechat

Câmeras de segurança da concessionária CCR registraram o momento da queda do helicóptero em que estava o jornalista Ricardo Boechat, de 66 anos. As imagens serão analisadas pela Polícia Civil para apurar o possível motivo da queda. Na imagem é possível ver que o helicóptero faz uma manobra no ar, porém sem controle, cai na rodovia atingindo um caminhão.

O velório do corpo do jornalista Ricardo Boechat, no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo

O velório do corpo do jornalista Ricardo Boechat, no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Candidata laranja do PSL prestará esclarecimentos na PF

A candidata a deputada federal do PSL, Marisa de Lourdes Paixão, 68, irá prestar esclarecimentos na Superintendência da Polícia Federal de Pernambuco sobre verba de R$ 400 mil recebida do próprio partido em sua conta bancária. Marisa, que teve apenas 274 votos, foi a terceira maior beneficiada com a verba do PSL em todo país, ultrapassando até mesmo o presidente Bolsonaro e a deputada Joice Hasselmann (SP). A votação inexpressiva aponta para uma possível candidatura de fachada.

Entenda a polêmica do leite que deixou produtores bravos com o governo

O presidente da República, Jair Bolsonaro, usou o Twitter para comemorar nesta terça-feira (12) a decisão do governo de aumentar o imposto de importação de leite em pó da União Europeia. Mas a avaliação do presidente de que mais proteção favorece os consumidores brasileiros foi criticada por economistas liberais nas redes sociais. O episódio ilustra novamente o conflito no governo Bolsonaro entre o núcleo liberal encabeçado pelo ministro Paulo Guedes.

Júri declara “El Chapo” culpado por narcotráfico

Mexicano foi condenado por chefiar cartel de Sinaloa e pode receber pena de prisão perpétua. Entre as acusações, El Chapo foi condenado por conspiração internacional para distribuição de cocaína, metanfetaminas e maconha; uso de armas e lavagem de dinheiro.

Joaquin Guzman Loera, conhecido como "El Chapo" é transportado para uma prisão de segurança máxima de na Cidade do México em 8 de janeiro de 2016 Joaquin Guzman Loera, conhecido como “El Chapo” é transportado para uma prisão de segurança máxima de na Cidade do México em 8 de janeiro de 2016

Joaquin Guzman Loera, conhecido como “El Chapo” é transportado para uma prisão de segurança máxima de na Cidade do México em 8 de janeiro de 2016 (Daniel Cardenas/Anadolu Agency/Getty Images)

Berlusconi afirma que italianos estão “loucos” por não votarem nele

O ex-primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, lamentou nesta terça-feira a perda de votos que sofreu nas últimas eleições e a atribuiu à “loucura” dos italianos, que preferem outros políticos com menos experiência.“Não posso sair pra fazer compras porque todos querem uma foto comigo, nem caminhar pela rua, porque todos me param, mas, quando é preciso votar, quantos votam em Silvio Berlusconi?”,

Silvio-berlusconi O ex-primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi

O ex-primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi (Stefano Rellandini/Reuters)

Dólar fecha em baixa de mais de 1% acompanhando otimismo no exterior 

Moeda encerrou o pregão de hoje a R$ 3,71 após acordo no Congresso americano e expectativas de negociações entre EUA e China. Já a Bolsa registrou 96.168,40 pontos e alta de 1,86%,  com clima positivo no mercado externo.

E a mais lida do dia: Como a hashtag com fake news sobre Jean Wyllys se espalhou na rede

Iniciados por anônimos, boatos que ligavam ex-deputado a ataque a Bolsonaro explodiram com Olavo de Carvalho, Alexandre Frota e Lobão no Twitter e Facebook. Entre as ameaças denunciadas por Wyllys antes de deixar o país, havia avisos sobre um atentado com explosivos e advertências de que seus familiares seriam estuprados e esquartejados, incluindo dados pessoais de parentes, como endereços e placa de carro.

Jean Wyllys em sessão da Câmara dos Deputados em 13 de julho de 2016

Jean Wyllys em sessão da Câmara dos Deputados em 13 de julho de 2016 (Ueslei Marcelino/Reuters)