Veja a repercussão da ordem de prisão de Lula por Moro

Lula preso: o juiz Sério Moro determinou, nesta tarde, a prisão do ex-presidente, que tem até 17h de amanhã para se apresentar à Polícia Federal

São Paulo — Um decreto do juiz Sérgio Moro determinou, nesta tarde, a prisão do ex-presidente Lula, que tem até amanhã, 17h, para se apresentar à Polícia Federal em Curitiba. O ex-presidente foi condenado a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro.

O decreto ressalta que a prisão deverá ser feita sem o uso de algemas, e que Lula deverá ficar numa cela especial em função da “dignidade do cargo que ocupou”. Acompanhe as notícias sobre a prisão do ex-presidente a seguir (recarregue a página para ver as atualizações).


22: 51 – Encerramos aqui nossa cobertura ao vivo.


22: 45 – Lula se reúne com lideranças na sede do sindicato dos Metalúrgicos, no ABC


 

22:30 – Lula só vai decidir amanhã se vai se entregar, diz Lindbergh

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) afirmou na noite desta quinta-feira, 5, que o presidente Lula ainda não decidiu se vai se entregar ou não. 


22:20 – Manifestantes pró-Lula agridem equipe do Correio Braziliense

Segundo relatos, cerca de 30 pessoas atacaram carro onde estavam uma repórter, uma fotógrafa e o motorista do veículo, mas ninguém ficou ferido. A equipe teve que fugir do local e chegou a se dirigir à 5ª Delegacia de Policia Civil, mas não houve registro de ocorrência.


21:53 – O que a mídia internacional está falando sobre o mandado de prisão de Lula

The New York Times traz reportagem da agência Associated Press que afirma que a ordem de prisão representa “um grande golpe ao outrora líder amplamente popular que estava tentando montar um retorno político antes das eleições de outubro”. Veja o que outros veículos estão dizendo


21:20 – “Lula preso amanhã” é o assunto mais comentado no Twitter Brasil

Na última hora, a ordem de prisão do ex-presidente Lula tomou o ranking de assuntos mais comentados no Twitter Brasil. Dos 10 assuntos mais comentados no período, quatro têm relação direta com o fato.


21:15 – MTST chega ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

Pessoas se reúnem em frente à sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC para participar do ato em apoio ao ex-presidente Lula. 

 


20:50 – Lula aparece na janela do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP)

O ex-presidente Lula não falou, apenas acenou para os militantes que estão em frente ao sindicato. O vídeo foi compartilhado na perfil  de Lula no Facebook.


20:44 – MST convoca atos em todo Brasil amanhã


20:37 – Embargos de embargos são patologia “protelatória”, diz Moro 

O juiz Sérgio Moro, no despacho em que manda executar a prisão de Lula, disse que embargos de embargos de declaração não deveriam existir.  “Hipotéticos embargos de declaração de embargos de declaração constituem apenas uma patologia protelatória e que deveria ser eliminada do mundo jurídico”, escreveu o juiz federal.


20:29 – Lula recebeu com “tranquilidade” ordem de prisão

O ex-governador do Ceará Cid Gomes (PDT) disse hoje, ao deixar o Instituto Lula, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu “com tranquilidade” a ordem do juiz Sérgio Moro para se entregar até amanhã, 6, à Polícia Federal. 


19:54 –  Lula irá de jato  de São Paulo a Curitiba

A Polícia Federal em Brasília já reservou um jato para o deslocamento do ex-presidente entre São Paulo e Curitiba. Lula será encaminhado ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com destino ao aeroporto Afonso Pena, em Curitiba. Na capital paranaense, Lula fará exame de corpo de delito no Instituto Médico-Legal (IML) ou no próprio aeroporto, ao desembarcar. Confira todos os detalhes da prisão de Lula.


19:41 – Por ser ex-presidente, Lula terá sala reservada na sede da PF em Curitiba

O juiz Sérgio Moro mandou reservar uma sala na sede da PF em Curitiba para Lula. Ele ficará sozinho. “Esclareça-se que, em razão da dignidade do cargo ocupado, foi previamente preparada uma sala reservada, espécie de Sala de Estado Maior, na própria Superintendência da Polícia Federal, para o início do cumprimento da pena, e na qual o ex-Presidente ficará separado dos demais presos, sem qualquer risco para a integridade moral ou física”, escreveu em seu despacho.


19:34 – Lula preso vai resultar em “barulho na corrida presidencial”, diz diretor da Fitch

O diretor no Brasil da agência de classificação de risco Fitch, Rafael Guedes, acredita que a prisão de Lula vai colocá-lo mais em evidência e que isso terá efeito barulhento na disputa pela Presidência da República.


19:22 – Políticos se manifestam sobre a determinação da prisão de Lula

O governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) foi um dos políticos que já se manifestaram sobre a determinação da prisão de Lula: “É lamentável ver a decretação da prisão de um ex-presidente, mas tenho a convicção de que isso simboliza uma importante mudança que vem ocorrendo no Brasil: o fim da impunidade. A lei vale para todos”, escreveu em sua conta no Twitter. Confira quem mais se manifestou sobre a ordem de prisão.


19:10 –  Prisão de Lula foi definida em cinco horas

Reportagem publicada no site da revista Época indica que o procurador regional da República em Porto Alegre Mauricio Gotardo Gerum pediu ao Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região a  prisão imediata de Lula às 12h17 de hoje. O horário está registrado no sistema que monitora os processos que tramitam na Corte. Eram 17h31 quando o TRF comunicou Moro e a ordem de prisão foi expedida pelo juiz federal às 17h50.


19:00 –  Ex-presidente já saiu do Instituto Lula

Ex-presidente deixou o Instituto Lula às 18h30, ao lado do advogado, em seu carro, sem falar com a imprensa.

Lula deixa o Instituto Lula após decreto de prisão em 05/04/2018 Lula deixa o Instituto Lula após decreto de prisão em 05/04/2018

Lula deixa o Instituto Lula após decreto de prisão em 05/04/2018 (Leonardo Benassatto/Reuters)


18:50 – Guilherme Boulos, pré-candidato do PSOL à Presidência, convoca manifestação em São Bernardo do Campo


18: 48 PT convoca ato em São Bernardo do Campo em defesa de Lula

O evento será realizado hoje, a partir das 19h, na sede dos Sindicatos dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo.


18:46 — Veja a íntegra do ofício de Moro que determinou prisão de Lula

Um ofício do TRF4, o tribunal de Porto Alegre que confirmou a condenação de Lula em segunda instância, autorizou a prisão do ex-presidente. Em seguida, um despacho de Sérgio Moro determinou a prisão.

Confira o conteúdo completo desses dois documentos