Jair Bolsonaro toma posse como presidente do Brasil

Jair Bolsonaro assumiu a Presidência da República hoje em Brasília. Veja aqui os destaques da posse

O presidente eleito Jair Bolsonaro e seu vice, Hamilton Mourão, tomaram posse hoje em Brasília numa sequência de cerimônias que começou às 14:45 com um desfile em carro oficial. A principal aconteceu no Congresso Nacional, onde ambos realizaram o juramento constitucional, mas houve solenidades também no Palácio do Planalto e no Itamaraty.

Abaixo, acompanhe todos os detalhes e destaques da posse presidencial de Jair Bolsonaro, o 38º presidente do Brasil.


21h00 – A foto oficial do governo Bolsonaro

Depois das festividades da posse, Bolsonaro também nomeou os 22 ministros que irão compor o seu governo. Abaixo, veja a foto oficial da gestão que agora assume as rédeas no Brasil.

Jair Bolsonaro e os ministros do governo em fotografia oficial Jair Bolsonaro e os ministros do governo em fotografia oficial

Jair Bolsonaro e os ministros do governo em fotografia oficial (Ueslei Marcelino/Reuters)


20h50 – Jornais de todo o mundo repercutem a posse presidencial

Na avaliação do Wall Street Journal, Bolsonaro, um “violento capitão da reserva que ainda se recupera de um atentado a faca quase fatal”, enfrentará uma corrida contra o tempo para atender a duas promessas em duas áreas primordiais: economia e segurança pública. Publicações também destacaram o papel da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, nas cerimônias.

 


19h10 – Começa o coquetel no Itamaraty

Para marcar o fim das festividades da posse presidencial, o presidente Bolsonaro participará de um coquetel nesta noite no Palácio do Itamaraty. No evento, as autoridades internacionais que vieram prestigiar a inauguração do governo Bolsonaro serão recebidas pelo presidente, a primeira-dama e o chanceler, Ernesto Araújo.


18h40 – Jornalistas relatam restrições durante cobertura

Profissionais afirmaram que foram vetados de usar banheiros, ter acesso a água e entrevistar autoridades durante a cobertura em Brasília. A ABRAJI, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, se manifestou sobre o assunto nas redes sociais. Profissionais ficaram em média sete horas fechados, sem poder se deslocar entre pontos de Brasília, com acesso limitado a água e banheiros.


18h29 – Michelle Bolsonaro surpreende e quebra protocolo

A primeira-dama surpreendeu durante as festividades da posse presidencial. Antes do tradicional discurso do presidente eleito no Parlatório do Palácio do Planalto, Michelle assumiu o microfone e discursou em libras, discurso esse traduzido por uma intérprete. Ela também tascou um beijo no presidente eleito logo em seguida.


18h03 – Começam as posses dos ministros do governo de Jair Bolsonaro

Em seus discursos, Bolsonaro disse ter escolhido apenas pessoas com perfis técnicos para os cargos. Agora ministro da Justiça e Cidadania, Sérgio Moro foi o primeiro a tomar posse. Onyx Lorenzoni, da Casa Civil, foi o segundo. Cerimônia acontece no salão nobre do Palácio do Planalto. Ao todo, serão 22 ministros.


17h40 – Presidente recebe líderes políticos internacionais

Após seu discurso no Parlatório do Palácio do Planalto, o presidente Bolsonaro recebeu delegações de todo o mundo ao lado da primeira-dama, Michelle, seu vice-presidente, Hamilton Mourão, e o chanceler Ernesto Araújo.

Estão presentes na cerimônia os chefes de Estado ou governo da Bolívia, Evo Morales, Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, Chile, Sebastián Piñera, Honduras, Juan Orlando Hernández, Hungria,Viktor Orbán, Israel, Benjamin Netanyahu, Marrocos, Saadeddine Othmani, Paraguai, Mario Abdo, Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e Uruguai, Tabaré Vázquez.


17h30 – Jair Bolsonaro fala ao povo brasileiro

No segundo discurso do dia, o primeiro feito diretamente aos brasileiros, Bolsonaro voltou a falar em ideologias e disse que a data da sua posse será lembrada como o dia em que “o povo começou a se libertar do socialismo, da inversão de valores, do gigantismo estatal e do politicamente correto, as eleições deu voz a quem não era ouvido e a voz das ruas e das urnas foi muito clara”, disse.


17h00 – Jair Bolsonaro recebe a faixa presidencial de Michel Temer

Com isso, se oficializa a transição da Presidência. Em seguida desse ato simbólico, novamente foi tocado o hino nacional. Veja o momento da transferência da faixa no vídeo abaixo:


16h55 – Jair Bolsonaro sobe a rampa do Palácio do Planalto

O presidente, ao lado da primeira-dama, seu vice-presidente e sua esposa, está subindo a rampa do Palácio do Planalto. Lá, se encontrará com Michel Temer, que irá lhe repassar a faixa presidencial, movimento que simboliza a transição da Presidência.


16h48 – Trump tuíta em apoio a Bolsonaro

Embora não tenha comparecido à cerimônia de posse, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se manifestou no Twitter sobre o discurso inaugural de Bolsonaro no Congresso Nacional. “Excelente discurso”, disse o americano, “os EUA estão com você”. O Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, representa o país na cerimônia.


16h45 – Presidente Bolsonaro segue ao Palácio para receber faixa presidencial

Após deixar o Congresso, o presidente andou em carro aberto acenando às pessoas que acompanhavam as festividades e agora segue rumo ao Palácio do Planalto, onde receberá a faixa presidencial das mãos de Michel Temer.


16h30 – Veja como será o Senado e a Câmara dos Deputados nesta legislatura

No Senado, que é composto por 81 parlamentares, o cenário é inédito. Nunca antes na história da redemocratização brasileira a Casa terá tantos partidos. Já na Câmara, apesar de ter perdido espaço no Senado, o PT seguirá como maior bancada.


16h20 – As imagens da posse presidencial de Jair Bolsonaro

Acompanhe as imagens das festividades da posse de Jair Bolsonaro, registradas em Brasília neste 1º de janeiro de 2019.


15h46 – Veja quem são os ministros do governo Bolsonaro

Na transição, Bolsonaro definiu 22 ministérios, número inferior aos 29 do governo anterior. Os novos ministros serão nomeados hoje (1º) em cerimônia no Palácio do Planalto. As transmissões de cargo ocorrerão amanhã (2).


15h40 – O 1º discurso de Jair Bolsonaro como presidente do Brasil

Em sua fala inaugural, feita no Congresso Nacional, o presidente Bolsonaro falou sobre temas frequentes em sua narrativa de campanha e prometeu “libertar o Brasil do jugo da corrupção, criminalidade, irresponsabilidade econômica e submissão ideológica”.


15h10 – Jair Bolsonaro é empossado como 38º presidente do Brasil

No Congresso Nacional, casa na qual passou quase três décadas como parlamentar, Jair Bolsonaro tomou posse como 38º presidente do Brasil. Ele foi recebido com aplausos ao lado do seu vice, Hamilton Mourão, e se sentou na mesa entre Rodrigo Maia (DEM), presidente da Câmara dos Deputados, e Eunício de Oliveira (MDB), presidente do Senado, que comanda a sessão.

Bolsonaro e Mourão prestaram os compromissos constitucionais e foram declarados empossados por Eunício nas posições de presidente e vice-presidente do Brasil, respectivamente.


15h03- O presidente eleito, Jair Bolsonaro, e a primeira-dama, Michelle


14h53 – De Curitiba, Lula manda recado para Bolsonaro

“Eles podem prender uma pessoa, como fizeram comigo, mas não podem encarcerar nossas ideias, muito menos impedir o futuro”, disse o ex-presidente que cumpre pena em Curitiba. A mensagem de Lula foi publicada algumas horas antes de Bolsonaro iniciar um mandato de quatro anos, nos quais promete que o Brasil porá fim às políticas de esquerda que o PT impulsionou em 13 anos de governo.


14h46 – Presidente eleito desfila em carro aberto

Após dúvidas sobre o veículo no qual Bolsonaro desfilaria pelo eixo monumental da capital Brasília, usou o histórico Rolls-Royce acompanhado da esposa, a primeira-dama Michelle e o filho Carlos. Agora, segue rumo ao Congresso Nacional cercado dos Dragões da Presidência.


14h45 – Jair Bolsonaro chega à Catedral de Brasília

Em uma SUV preta, de placa PAZ 5753, o presidente eleito, Jair Bolsonaro, chegou à Praça dos Três Poderes para dar início às cerimônias da posse presidencial. Na primeira parada, a comitiva chegou à Catedral de Brasília às 14h45, onde o próximo presidente se encontrou com seu vice, General Mourão. Bolsonaro estava acompanhado da primeira-dama, Michelle, e o filho, Carlos.


14h30 – Público aguarda chegada de Jair Bolsonaro na Praça dos 3 Poderes

Populares aguardam na Praça dos Três Poderes, a cerimônia de posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro, em Brasília.

Populares aguardam na Praça dos Três Poderes, a cerimônia de posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro, em Brasília. (Marcelo Camargo/Agência Brasil/Agência Brasil)


14h25 – Presidente eleito deixa a Granja do Torto; cerimônia se inicia


14h12 – Presidente eleito se manifesta no Twitter

Seguindo o exemplo do presidente americano, Donald Trump, o presidente eleito, Jair Bolsonaro, mandou um recado aos cidadãos brasileiros em um curto vídeo no Twitter. Na mensagem, agradeceu “a Deus por estar vivo” e aos eleitores, pedindo o apoio de todos para seu governo.


14h05 – As expectativas para a política externa de Jair Bolsonaro

Para analistas e acadêmicos ouvidos por EXAME, Apesar das incertezas sobre os rumos da política externa, uma possível mudança será a descentralização do polo de decisão, até então reservado ao Itamaraty, com participação de novos atores.


13h12 – Agentes fazem última varredura em plenário da Câmara antes da posse

Funcionários do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) participam, junto com agentes da Polícia Legislativa, de uma última varredura completa do plenário da Câmara, onde ocorrerá, daqui a poucas horas, a cerimônia de posse do presidente eleito.

 


12h37 – Veja o cronograma da cerimônia de posse de Bolsonaro

14h45 Desfile do cortejo presidencial da Catedral Metropolitana de Brasília para o Congresso

15h00 Abertura, no plenário da Câmara, da sessão solene de posse de Jair Bolsonaro no cargo de presidente da República e de Hamilton Mourão no cargo de vice-presidente

15h45 Término da sessão solene de posse

16h00 Execução do hino nacional, seguida de salva de tiros e revista de tropas

16h15 Desfile do cortejo presidencial do Congresso para o Palácio do Planalto.

16h20 Chegada do cortejo presidencial ao Palácio do Planalto

16h30 Pronunciamento de Bolsonaro à nação

17h00 Cumprimentos dos chefes e dos vice-chefes de Estado ou de governo e dos ministros de Relações Exteriores a Bolsonaro

17h30 Cerimônia de nomeação dos ministros

18h15 Fotografia oficial

18h25 Desfile do cortejo presidencial com a faixa presidencial, do Palácio do Planalto para o Palácio Itamaraty

18h30 Recepção oferecida por Bolsonaro e Michelle Bolsonaro


11h43 — Eleitores de Bolsonaro passam dias no ônibus para ver a posse

Apoiadores do presidente chegaram a passar 36 horas no ônibus; outros tiveram gastos de mais de 5 mil reais para participar do evento em Brasília.

Eleitores de Bolsonaro viajam de ônibus de São Paulo a Brasília para ver a posse do presidente Eleitores de Bolsonaro viajam de ônibus de São Paulo a Brasília para ver a posse do presidente

Eleitores de Bolsonaro viajam de ônibus de São Paulo a Brasília para ver a posse do presidente (Amanda Perobelli/Reuters)


11h10 — Quem são os militares que Bolsonaro levará ao Planalto

Entre os sete generais do Exército escolhidos para cargos, estão seis ex-participantes da missão da ONU no Haiti.


10h20 — Otimismo sobre Bolsonaro é o menor para 1º mandato desde 1989

Segundo Datafolha, 65% acham que governo Bolsonaro será ótimo ou bom, percentual maior que seu índice de vitória. Em 1990, Collor contou com otimismo de 71%


6h00 — Tudo sobre como será a posse de Bolsonaro

Veja os detalhes e os horários das diversas solenidades que marcarão a posse de Jair Bolsonaro na Presidência da Repúblicah.