André Moura será o novo líder do governo no Congresso

O senador Romero Jucá, que hoje ocupa o posto, ficará com a liderança do governo no Senado

São Paulo – O presidente Michel Temer (PMDB) decidiu nomear o deputado André Moura (PSC-CE) para a  liderança do Congresso. O senador Romero Jucá (PMDB-RR), que hoje ocupa o posto, ficará com a liderança do governo no Senado.

O Palácio do Planalto ainda não confirma as nomeações, mas, segundo EXAME.com apurou, as nomeações devem ser oficializadas na segunda-feira.

O troca-troca é visto como uma tentativa do governo de aplacar uma eventual crise em sua base aliada. Depois de perder a liderança do governo na Câmara na semana passada, Moura ameaçou organizar uma rebelião dentro do Centrão, grupo político do qual faz parte, e declarar independência com relação ao governo.

A coesão da base do governo no Congresso é fundamental para que Temer aprove a reforma da Previdência no calendário desejado – até a metade do ano.

Segundo o jornal O Globo, o novo cargo foi acertado em reunião no Palácio do Planalto neste sábado. As mudanças só foram possíveis com a nomeação do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) para o Ministério das Relações Exteriores, que está sem ministro desde 22 de fevereiro quando o também tucano José Serra pediu demissão do cargo alegando problemas de saúde.

* Com reportagem de Marcelo Ribeiro.