ANA reduz vazão na barragem de rio Paraíba do Sul

Agência Nacional de Águas considerou a preservação de estoques de água disponíveis no reservatório equivalente da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul

Brasília – A Agência Nacional de Águas (ANA) decidiu pela a redução temporária da vazão mínima afluente à barragem de Santa Cecília, no rio Paraíba do Sul.

A medida está presente na resolução nº 1.072 da agência, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (15). A redução valerá até o dia 30 de setembro, de 190 metros cúbicos por segundo para 165 metros cúbicos por segundo.

Ao explicar a decisão, a ANA cita que foi considerada a importância de serem preservados os estoques de água disponíveis no reservatório equivalente da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, composto pelos reservatórios de Paraibuna, Santa Branca, Jaguari e Funil, face a atual desfavorável situação hidrometeorológica pela qual passa a bacia.

Foi levada em conta também a importância da bacia do Paraíba do Sul para o abastecimento de várias cidades, inclusive para a região metropolitana do Rio de Janeiro.